Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Marcelo Odebrecht diz que governo do PT deu dinheiro a traficantes do Rio e as Farc #boato

Marcelo Odebrecht diz que governo do PT deu dinheiro a traficantes do Rio e as Farc #boato

Boato – Em delação premiada, Marcelo Odebrecht acabou de fazer uma denúncia bombástica. Ele disse que o governo do PT (Lula e Dilma) deu dinheiro para traficantes no Rio, sequestradores e membros das Farc, na Colômbia.

Desde que a Odebrecht e, principalmente, Marcelo Odebrecht, entraram em acordos com a Justiça, muita informação sobre a corrupção no Brasil emergiu. Dentre denúncias que acarretaram na prisão de diversos políticos, operadores financeiros e membros de empreiteiras, uma informação viralizou online.

Uma mensagem acompanhada de um vídeo da Globo News dá conta de que Marcelo Odebrecht fez uma denúncia grave contra os governos de Lula e Dilma: o PT teria dado dinheiro para traficantes do Rio de Janeiro, sequestradores e membros das Farc (guerrilha da Colômbia). Leia mensagem que circula online, leia transcrição e assista ao vídeo:

Mensagem: PT MANDOU DINHEIRO PARA O NARCOTRÁFICO DO RIO, AS FARC, SEQUESTRADORES E TRAFICANTES INTERNACIONAIS REVELAÇÃO BOMBA !!! MARCELO ODEBRECHT AFIRMA EM DEPOIMENTO A JUSTIÇA QUE GOVERNO PT MANDOU DINHEIRO PARA O NARCOTRÁFICO DO RIO, AS FARC, SEQUESTRADORES E TRAFICANTES INTERNACIONAIS

Comentário: Caiu a mesa, hein. Caiu a máscara de Dilma e Lula e toda organização criminosa. Comunistas desgraçados. Tá aí. Esse é o Foro de São Paulo. Nosso dinheiro foi para narcotráfico, bandidos, guerrilheiros, Guerrilha do Araguaia, guerrilha em Cuba, guerrilha na Colômbia e as Farc. Tá aí.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Marcelo Odebrecht disse que governo do PT deu dinheiro a traficantes do Rio e as Farc?

Muita gente saiu publicando e comentando sobre o assunto por aí. Mas será mesmo que Marcelo Odebrecht fez a tal denúncia contra o governo do PT em delação premiada? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo.

A solução deste caso perpassa por uma ação muito simples: prestar atenção no vídeo. Quem assistir com atenção pode perceber que Marcelo Odebrecht não fala em PT, Dilma ou Lula. Esse detalhe, somado a características da mensagem (serve para acirrar a polarização, é alarmista e tem erros de português) já nos deixam desconfiados.

Bastou só buscar mais detalhes a respeito (inclusive pela matéria da Globo News sobre a denúncia de Marcelo Odebrecht) que chegamos à verdade. O depoimento foi de 2017 (aliás, se citasse algo relacionado a governos, já teria virado um escândalo) e, nas palavras do empreiteiro, são situações que não tinha relações com políticos. Olha o que diz a própria matéria

[…] departamento não foi criado apenas para organizar o pagamento de propina a políticos e agentes públicos. Ele contou que a intenção inicial era formar um caixa dois para a própria empresa resolver problemas, principalmente no exterior, onde o grupo muitas vezes precisava de dinheiro rápido e que não entrasse na contabilidade oficial. […] o ex-presidente da empreiteira citou situações que não tinham qualquer relação com políticos, como pagamento para grupos guerilheiros.

Tentamos buscar por qualquer depoimento de Marcelo Odebrecht que aponta que o governo pagou a traficantes, e, como era de se esperar, nada encontramos. Só mesmo esse depoimento.

Resumindo: a história que aponta que Marcelo Odebrecht denunciou que o governo do PT pagou dinheiro para traficantes e membros das Farc é falsa. No vídeo, ele diz que foi a própria empresa que realizou os pagamentos e que a situação não tem a ver com políticos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.