Marcelo Odebrecht diz que governo do PT deu dinheiro a traficantes do Rio e as Farc #boato

Boato – Em delação premiada, Marcelo Odebrecht acabou de fazer uma denúncia bombástica. Ele disse que o governo do PT (Lula e Dilma) deu dinheiro para traficantes no Rio, sequestradores e membros das Farc, na Colômbia.

Desde que a Odebrecht e, principalmente, Marcelo Odebrecht, entraram em acordos com a Justiça, muita informação sobre a corrupção no Brasil emergiu. Dentre denúncias que acarretaram na prisão de diversos políticos, operadores financeiros e membros de empreiteiras, uma informação viralizou online.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Receba as nossas atualizações no grupo do WhatsApp (só postagens do administrador, não se preocupem): http://bit.ly/2YViiVK

Confira o nosso Instagram:

Instagram

Uma mensagem acompanhada de um vídeo da Globo News dá conta de que Marcelo Odebrecht fez uma denúncia grave contra os governos de Lula e Dilma: o PT teria dado dinheiro para traficantes do Rio de Janeiro, sequestradores e membros das Farc (guerrilha da Colômbia). Leia mensagem que circula online, leia transcrição e assista ao vídeo:

Mensagem: PT MANDOU DINHEIRO PARA O NARCOTRÁFICO DO RIO, AS FARC, SEQUESTRADORES E TRAFICANTES INTERNACIONAIS REVELAÇÃO BOMBA !!! MARCELO ODEBRECHT AFIRMA EM DEPOIMENTO A JUSTIÇA QUE GOVERNO PT MANDOU DINHEIRO PARA O NARCOTRÁFICO DO RIO, AS FARC, SEQUESTRADORES E TRAFICANTES INTERNACIONAIS

Comentário: Caiu a mesa, hein. Caiu a máscara de Dilma e Lula e toda organização criminosa. Comunistas desgraçados. Tá aí. Esse é o Foro de São Paulo. Nosso dinheiro foi para narcotráfico, bandidos, guerrilheiros, Guerrilha do Araguaia, guerrilha em Cuba, guerrilha na Colômbia e as Farc. Tá aí.

Marcelo Odebrecht disse que governo do PT deu dinheiro a traficantes do Rio e as Farc?

Muita gente saiu publicando e comentando sobre o assunto por aí. Mas será mesmo que Marcelo Odebrecht fez a tal denúncia contra o governo do PT em delação premiada? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo.

A solução deste caso perpassa por uma ação muito simples: prestar atenção no vídeo. Quem assistir com atenção pode perceber que Marcelo Odebrecht não fala em PT, Dilma ou Lula. Esse detalhe, somado a características da mensagem (serve para acirrar a polarização, é alarmista e tem erros de português) já nos deixam desconfiados.

Bastou só buscar mais detalhes a respeito (inclusive pela matéria da Globo News sobre a denúncia de Marcelo Odebrecht) que chegamos à verdade. O depoimento foi de 2017 (aliás, se citasse algo relacionado a governos, já teria virado um escândalo) e, nas palavras do empreiteiro, são situações que não tinha relações com políticos. Olha o que diz a própria matéria

[…] departamento não foi criado apenas para organizar o pagamento de propina a políticos e agentes públicos. Ele contou que a intenção inicial era formar um caixa dois para a própria empresa resolver problemas, principalmente no exterior, onde o grupo muitas vezes precisava de dinheiro rápido e que não entrasse na contabilidade oficial. […] o ex-presidente da empreiteira citou situações que não tinham qualquer relação com políticos, como pagamento para grupos guerilheiros.

Tentamos buscar por qualquer depoimento de Marcelo Odebrecht que aponta que o governo pagou a traficantes, e, como era de se esperar, nada encontramos. Só mesmo esse depoimento.

Resumindo: a história que aponta que Marcelo Odebrecht denunciou que o governo do PT pagou dinheiro para traficantes e membros das Farc é falsa. No vídeo, ele diz que foi a própria empresa que realizou os pagamentos e que a situação não tem a ver com políticos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)