Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Marcelo Freixo posa para foto com traficantes aliados #boato

Marcelo Freixo posa para foto com traficantes aliados #boato

Boato – Ex-candidato à prefeitura do Rio, deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL/RJ), tira foto e recebe apoio de traficantes

Seja pela morte da vereadora Marielle Franco, seja pela crise a qual vive todo o estado, seja pela intervenção militar na cidade, o Rio de Janeiro tem sido assunto recorrente na mídia e na boca do povo nos últimos tempos. Quando se fala na cidade maravilhosa, outro tema muito discutido é o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL/RJ). Volta e meia, Freixo é envolvido em algum tipo de história.

Circula na internet uma foto do deputado junto a quatro homens. Segundo a postagem que acompanha a foto, as pessoas ao lado de Freixo são traficantes. “Sou traficante. Fecho com Freixo”, diz a imagem. Ainda de acordo com ela, um deles estaria envolvido com o tráfico de armas e munição, a mesma que teria sido usada no assassinato da vereadora Marielle Franco. “Freixo e seus amiguinhos traficantes!”, dizem alguns textos.

Marcelo Freixo posa para foto com traficantes aliados?

Sem muitas delongas, o nome do deputado estadual Marcelo Freixo sempre acaba associado a esse tipo de história. E isso não é recente, acontece desde a candidatura de Freixo à prefeitura do Rio. O fato é que a foto não tem nada a ver com a história que a acompanha. Quer saber mais detalhes? É só continuar lendo.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Para começo de história, essa foto não é nova e a associação da foto com a história dos traficantes também não. A imagem foi bastante divulgada em 2016, durante as eleições para a prefeitura do Rio. Na época, Freixo publicou uma nota de esclarecimento em suas redes sociais e também utilizou seu espaço na TV para desmentir a história (ainda no período das eleições para prefeito). Assista:

No momento da foto, Marcelo Freixo participava de um evento relacionado a ONG AfroReggae e não de um evento de traficantes aliados. Se você não sabe, o AfroReggae é uma organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de tirar jovens do mundo do crime por meio de atividades culturais.

Dentro da ONG, existe um programa chamado Segunda Chance, que busca ressocializar ex-detentos e inseri-los no mercado de trabalho. As pessoas que aparecem na foto são ex-detentos, que realizavam trabalhos no próprio AfroReggae.

Vale dizer que alguns perfis na internet inclusive mostram que as pessoas da foto realmente saíram do mundo do crime. O homem denominado Mister M virou um exemplo. Segundo ele, a ONG lhe deu esperanças para batalhar por um novo futuro. Em 2013, o Globo Esporte mostrou que Diego (o Mister M) estava defendendo o Botafogo FA (equipe de futebol americano) e trabalhando como cinegrafista em um projeto do AfroReggae.

Já os outros que aparecem na foto não se deram tão bem. Tuchinha foi morto na favela da Mangueira (que havia sido pacificada), em 2014. E percebam que ao se referir a Tuchinha, a revista Veja o chama de ex-traficante.

Gaúcho foi novamente preso, em 2015, mas dessa vez por romper a tornozeleira eletrônica, item obrigatório no cumprimento de sua pena em regime aberto. Com o caso, Gaúcho regrediu para o regime semiaberto (onde o detento pode pedir solicitação para deixar a cadeia durante o dia, para trabalhar e estudar, e dormir na penitenciária à noite). E no Jornal Extra, Gaúcho também é tratado como ex-traficante.

Em resumo, na foto, as pessoas que aparecem na imagem junto de Freixo não estão na condição de traficantes. Vale lembrar que todos cumpriram ou estão cumprindo suas penas (e segundas chances existem, ainda bem). O evento era público e relacionado com a ONG AfroRegae, instituição na qual trabalhavam e desenvolviam projetos. Sendo assim, a simples foto não consegue provar absolutamente nenhum envolvimento de Freixo, Marielle, PSOL ou seja lá quem for com o crime.

Por fim, a imagem só consegue mostrar ex-condenados que trabalhavam e estavam sendo reabilitados na ONG AfroReggae com o deputado estadual Marcelo Freixo. Fim de história. A postagem não passa de #boato. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.