Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Marcelo Crivella vai abrir escolas no Rio de Janeiro a partir de 1º de junho #boato

Marcelo Crivella vai abrir escolas no Rio de Janeiro a partir de 1º de junho #boato

Marcelo Crivella vai abrir escolas no Rio de Janeiro a partir de 1º de junho, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, entregou um plano que prevê a abertura de escolas a partir do dia 1º de junho na cidade e reinício das cerimônias religiosas e partidas de futebol em 8 de junho.

Em meio à pandemia da Covid-19, o Rio de Janeiro é uma das cidades que vive a situação mais dramática. Com um número crescente de mortes, serviços de saúde colapsados e hospitais de campanha ainda não abertos, a população vive sob uma atmosfera de medo e sob a ameaça do anúncio de um lockdown. Em meio a isso, algumas notícias dão conta do contrário disso.

De acordo com mensagens que estão circulando na internet, o prefeito Marcelo Crivella (PRB) está com planos de reabrir o comércio e escolas a partir do dia 1º de junho. O texto aponta que o plano analisado prevê, ainda, o reinício de cerimônias religiosas e partidas de futebol a partir do dia 8 de junho. Leia trechos do texto que circula online:

CRIVELLA APRESENTA PROPOSTAS PARA REABERTURA DO COMÉRCIO; PLANO PREVÊ RETORNO DE AULAS EM 1° DE JUNHO O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, apresenta neste fim de semana à comunidade científica propostas para a reabertura da atividade econômica na cidade. […]

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Os principais pontos previstos no projeto são: A PARTIR DO DIA 1º DE JUNHO: Reabertura das escolas para o ensino médio (com uso obrigatório de máscara), das 10h às 17h, das creches e equipamentos sociais; Reabertura de lojas com porta aberta para a rua com até 400m² a partir das 10h; Reabertura de cafés, bares e restaurantes, que ficam limitados a 50% da capacidade (até as 23h); Abertura de museus, monumentos, galerias de arte e similares.

A partir de 8 de junho: Reinício de cerimônias religiosas; Reinício das partidas de futebol, ainda sem público. A PARTIR DE 15 DE JUNHO: Reabertura de lojas com área superior a 400m² ou inseridas em shoppings, com uso obrigatório de máscaras; Reabetura das creches, pré-escolas e similares. A PARTIR DE 29 DE JUNHO: Reabertura de cinemas, teatros e casas de show com lotação reduzida e espaço mínimo de distanciamento. Sugestões para reduzir a contaminação: Usuários de táxis e serviços de aplicativos só poderiam viajar no banco de trás;

Marcelo Crivella prevê abertura de escolas no Rio de Janeiro a partir de 1º de junho?

É claro que qualquer movimento em relação à abertura de escolas em 1º de junho no Rio de Janeiro beira a bizarrice e tem tudo para dar errado. Mas será mesmo que o prefeito Marcelo Crivella vai botar esse plano em prática? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Ao contrário da maioria das histórias que circulam na internet, o anúncio surgiu em fontes confiáveis (sites de notícias). Porém, a própria Prefeitura do Rio de Janeiro e o prefeito Marcelo Crivella desmentiram que o plano seria colocado em prática já no início de junho. Leia o que foi escrito nas redes sociais da prefeitura e do prefeito.

Marcelo Crivella: Nota de Esclarecimento Pessoal, desde o início da pandemia, a nossa maior preocupação é salvar vidas. Com as medidas já tomadas, conseguimos reduzir a curva de contágio, com isso, estamos analisando, junto ao comitê científico, como poderá ser feita a retomada das atividades de maneira segura para a população carioca. Deixo claro que ainda não temos data para reabertura de quaisquer atividades até o momento.

Prefeitura do Rio de Janeiro: É FAKE NEWS! Esclarecemos que não existe uma data de reabertura de quaisquer atividades no município. A decisão será tomada somente após análise junto ao comitê científico. ‘A Prefeitura explica’ com dizeres ‘Não procede a informação sobre reabertura de quaisquer atividades no município do Rio de Janeiro.

Com isso, podemos chegar a uma conclusão. Mesmo que um plano desses tenha sido apresentado ao prefeito Marcelo Crivella, já foi negada a informação de que ele (pelo menos com essas datas) será aprovado. Não sabemos dizer se o plano que circula online está com informações erradas ou se a prefeitura recuou no planejamento, mas o fato é que não é verdade que as aulas vão voltar na cidade no dia 1º de junho.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3df26qp