Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Marcelo Biar, do PSOL, liderou campanha “Força Covid” contra Bolsonaro antes de morrer por coronavírus #boato

Marcelo Biar, do PSOL, liderou campanha “Força Covid” contra Bolsonaro antes de morrer por coronavírus #boato

Marcelo Biar, do PSOL, liderou campanha Força Covid contra Bolsonaro antes de morrer por coronavírus, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Integrante do PSOL/RJ, Marcelo Biar (vítima da Covid-19), postou “Força Covid” quando Bolsonaro anunciou que estava infectado pela doença. 

Eu não sei se vocês andam acompanhando os jornais ou as últimas notícias a respeito da Covid-19, mas a situação segue feia. No mundo todo, já são mais de 17 milhões de infectados e mais de 600 mil mortos. No Brasil, a situação segue a mesma estatística: são mais de 2 milhões e meio de infectados e mais de 90 mil mortos.

Uma das vítimas da doença no país foi Marcelo Biar, dirigente do PSOL no estado do Rio de Janeiro, que faleceu no dia 23 de julho de 2020. Biar já havia trabalhado como educador na prisão e era uma das vozes que pregava a defesa dos direitos dos internos do sistema penitenciário.

De uma vida dedicada à defesa dos mais vulneráveis, após sua morte, Marcelo Biar se transformou em mais uma vítima das fake news. Nos últimos dias, uma história sobre o professor e militante tomou as redes sociais. De acordo com uma publicação, Marcelo Biar seria amigo do ex-deputado Jean Wyllys e teria liderado a campanha “Força Covid” quando o presidente Jair Bolsonaro teria anunciado que estava infectado pela doença. Confira:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 1: “Deputado Marcelo Biar, do PSOL, que liderou a campanha “força covid” torcendo pela morte de Bolsonaro, morreu de covid”. Versão 2: “MAIS UM QUE DESEJOU A MORTE DO PRESIDENTE ACABAR DE “BATER AS BOTAS.” QUANDO BOLSONARO FOI INFECTADO MARCELO BIAR, PSOL/RJ, POSTOU: FORÇA COVID”.

Marcelo Biar, do PSOL, liderou campanha Força Covid contra Bolsonaro antes de morrer por coronavírus?

A informação rapidamente viralizou nas redes sociais e se tornou motivo de ódio por muitos internautas. Mas será que essa história de que Marcelo Biar, integrante do PSOL/RJ, realmente teria liderado a campanha “Força Covid” após Bolsonaro anunciar estar infectado com a doença? A resposta é não!

Vamos aos fatos! Basta uma olhada rápida no texto para perceber diversas coisas estranhas. A publicação apresenta um monte de características de fake news, como o caráter vago (não existe nenhum link ou print do suposto post), alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis.

Dito isso, fomos fazer o mais óbvio: procurar pela tal publicação de “Força, Covid” nas redes sociais de Marcelo Biar. Não existe qualquer menção do tipo na página oficial do professor e militante no Facebook, nem no perfil pessoal de Marcelo na mesma rede e, muito menos, na página de Marcelo no Twitter.

Bolsonaro anunciou que estava infectado pelo novo coronavírus no dia 7 de julho de 2020. Marcelo Biar não publica nada em sua página no Twitter desde 2018. Já em sua página oficial no Facebook, o professor e militante fez sua última publicação no dia 1 de julho, quando compartilhou um vídeo em apoio à greve dos entregadores de aplicativos. Após isso, só existe um comunicado, provavelmente, de sua equipe e família comunicando sua morte. Em seu perfil oficial, a última publicação ocorreu no dia 4 de julho e o conteúdo era uma crítica ao prefeito do Rio de Janeiro (RJ), Marcelo Crivella, pela flexibilização que permitiu aglomerações em bares na cidade.

Se as provas não existem, desmentidos têm de monte. A página Congresso em Foco denunciou que deputados bolsonaristas divulgaram fake news contra Marcelo Biar. De acordo com a página, deputados bolsonaristas compartilharam a informação de que Biar teria encabeçado a campanha “Força, Covid”. Ainda segundo a página, membros do PSOL garantiram que Marcelo não realizou nenhuma postagem sobre isso.

Em resumo: a história que diz que Marcelo Biar, do PSOL, teria encabeçado a campanha “Força Covid” após Bolsonaro anunciar que estava infectado pela doença é falsa! Não existe nenhuma publicação de Marcelo Biar sobre o assunto. Além disso, as redes sociais do ex-integrante do PSOL não foram atualizadas depois do anúncio de Bolsonaro. A única publicação feita depois do anúncio sequer foi escrita por ele e apenas comunicava sua morte. Ou seja, essa história não passa de balela! Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Faip9f
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK