Manuela D’Ávila, vice de Haddad, tem tatuagens de Che Guevara e Lenin #boato

Boato – Foto mostra Manuela D’Ávila, candidata a vice-presidente na chapa de Fernando Haddad, com faixa presidencial e tatuagens de Che Guevara e Lenin.

Faltando menos de um mês para o primeiro turno das eleições no Brasil, o cenário continua indefinido. O PT, por exemplo, teve que finalmente fazer o que tentava protelar: desistir da candidatura de Lula (impugnado no TSE por ter sido condenado em segunda instância) e colocar Fernando Haddad como cabeça de chapa.

A troca fez outro nome ganhar espaço nas eleições: o de Manuela D’Ávila. A ex-deputada federal pelo PCdoB assumiu como vice de Haddad. É claro que a exposição fez com que ela também entrasse na “dança” das fake news.

Começou a viralizar na internet a informação de que Manuela D’Ávila teria duas tatuagens de líderes comunistas, digamos, polêmicos: o argentino Ernesto Che Guevara, que, junto com Fidel Castro, liderou a revolução socialista em Cuba, e Lenin, que junto com Stalin e Trotsky, liderou a implantação do comunismo na antiga União Soviética.

Na imagem, ela também aparece com grandes olheiras e com uma faixa presidencial. Na mensagem que acompanha o texto ela é apresentada como “vice de Haddad”. “Pra quem defende o Lula e o PT. Essa é a vice do Haddad. Só por Deus”, diz uma mensagem. “SE HADDAD FOSSE ELEITO E SE POR ALGUM MOTIVO ELE SE AFASTASSE OU VIESSE A ÓBITO, VEJA QUEM SERIA A NOSSA PRESIDENTA.(A VICE DELE)”, aponta outra. Na imagem há os seguintes dizeres: “Imagine a cena. Presidenta do Brasil”.

Manuela D’Ávila, vice de Haddad, tem tatuagens de Che Guevara e Lenin?

Não sabemos exatamente por que, mas muita gente começou a compartilhar a foto de Manuela D’Ávila com o intuito de “denunciar” a vice do Haddad (não sabemos se pela olheira, pela faixa ou pelas tatuagens). Só tem um detalhe nisso: a foto é, digamos, bem falsa (montagem das grossas). Vamos aos fatos.

Não é preciso ser um gênio no Photoshop para perceber que a imagem é uma montagem. Ao ampliarmos a foto (tente fazer isso dando um zoom no celular) é possível perceber que as tatuagens estão com uma qualidade diferente do resto da foto. Outros elementos que também foram inseridos são a faixa presidencial e as olheiras.

Ao fazermos uma busca da imagem na internet, chegamos a este artigo. A imagem de ilustração da postagem (que trata, inclusive de uma crítica à Manuela D’Ávila) mostra a política do PCdoB com duas tatuagens (a da rosa e a da boneca), sem a faixa presidencial e com uma aparência, digamos, muito mais saudável.

Mais uma busca e descobrimos que a montagem é do ano passado. Quando ela surgiu na web, a própria vice de Haddad veio a público desmentir a veracidade da foto, que classificou como montagem machista. Leia o que ela escreveu a respeito do assunto:

Edição e manipulação de imagens: O machismo e a misoginia seguem com suas manguinhas de fora. Depois de ler uma matéria sobre meu cabelo (sim! Cabelo de candidatA é assunto… de candidato? Nunca!) agora começam as fotos manipuladas. Vejam o tipo: aumentaram minhas olheiras (são grandes mesmo, eu acordo às 5 com minha filha!

E ainda a amamento pro desespero dos que sexualizam esse ato lindo da natureza!) e fizeram mais tatuagens em meu corpo. Tenho muitas tatuagens mesmo e as exibo porque são lindas. Não são esses desenhos feinhos que vocês fizeram de Lenin e Che. A faixa presidencial também foi colocada aí. Nunca a coloquei. Mas estou na disputa :) com minhas olheiras e tatuagens e contra o machismo e as manipulações grotescas de vocês:) Beijinho no ombro

Resumindo: a história que aponta que a candidata a vice-presidente na chapa de Fernando Haddad, Manuela D’Ávila, foi fotografada mostrando as tatuagens de Che Guevara e de Lênin é falsa. Trata-se de uma montagem feita para “desconstruir” (nome bonito, né) a imagem dela. Boato.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

14 comentários em “Manuela D’Ávila, vice de Haddad, tem tatuagens de Che Guevara e Lenin #boato

  • 05/10/2018 em 12:00
    Permalink

    Ela pode não ter as tatuagens de Che e Lenin, mas os tem como referência. Pior ainda!!

    Resposta
  • 02/10/2018 em 11:18
    Permalink

    tattuagem não significa a moral e os bons costumes de ninguem,o importanye é ser fiel e não traira como o sfado do temer, que ja sabia que se ligar ao psdb para dar o golpe.sejamos fiéis a quem nos oferece o ombro amigo, porque melhores virão.

    Resposta
  • 20/09/2018 em 00:01
    Permalink

    Esse mulher não existe com suas ideologias, só no Brasil mesmo pra ser candidata a vice de Presidência de um País.

    Resposta
  • 17/09/2018 em 22:31
    Permalink

    Que bom saber que ela não tem tatuagens de Che Guevara e Lênin, sanguinarios que defendiam fuzilamentos, morte de crianças (família Romanov) e judaram instalar ditaduras e opressão. Mas ela tem suas ideologias tatuadas no coração, o que é muito pior.

    Resposta
  • 16/09/2018 em 18:57
    Permalink

    Quem faz tatuagem (não todos), tem um desvio de conduta comprovado pela medicina. Uma pessoa pública tem q se preservar. Se é fake news não sei. Mas ate
    Gora não vi nem uma emissora entrevista-la. Desta forma não me representa jamais.

    Resposta
  • 15/09/2018 em 13:31
    Permalink

    Trata-se de uma sátira.
    As tatuagens de Che, Lenin, Stalin, Maduro e Fidel, ela as carrega na alma!!!

    Resposta
  • 14/09/2018 em 05:32
    Permalink

    É este tipo de gente que querem governar o Brasil, terroristas minha cidade esta fechada com o capitão o mito Bolsonaro, jamais votaria em criminosos.

    Resposta
  • 14/09/2018 em 00:17
    Permalink

    Para quem ama tatuagem o boato deve ter sido bom. Cada tatuagem deve representar o sentimento de quem a porta em seu corpo. Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras.

    Resposta
  • 13/09/2018 em 18:52
    Permalink

    Boa noite, o que a população pode esperar de uma candidata a vice que ostenta a tatuagem de dois péssimos personagens da historia com influencias politicas das piores, deste modo na ausência de Haddad se fosse eleito, ela estaria no poder e esta seria a presidente de nosso pais, desse modo, o senhor candidata junto com esta senhora, jamais teriam meu voto e acredita que muitos não lhe confiariam um voto, lamentável isso ainda acontecer em nosso pais, esta senhora deve resguardar ideologias contrárias a democracia, LAMENTÁVEL.

    Resposta
    • 20/09/2018 em 19:49
      Permalink

      Você entendeu que a notícia e as tatuagens são falsas né?

      Resposta
    • 12/10/2018 em 18:45
      Permalink

      Mais é muito alienado
      A matéria é sobre as tatoo fakes e o lerdo vem falar q as tatuagens é verdade

      Resposta
  • 13/09/2018 em 14:52
    Permalink

    Fakesnews é crime e dá cadeia

    Resposta
    • 22/09/2018 em 14:34
      Permalink

      A tatuagem é fale mas o fato de ser uma pervertida, não!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)