Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Manuela D’Ávila declarou que não é cristã em entrevista #boato

Manuela D’Ávila declarou que não é cristã em entrevista #boato

Boato – Vice de Haddad, Manuela D’Ávila afirma em entrevista que não é cristã como grande parte dos brasileiros. Vídeo flagra momento. 

O segundo turno das eleições presidenciais brasileiras acontecem no próximo dia 28 de outubro de 2018. E a disputa não anda acirrada apenas nas campanhas e nas entrevistas com os candidatos.

A onda de fake news, que parece ter chegado para ficar de vez (pelo menos, até o final das eleições), também está bastante alternada. Tem boato para todos os gostos e lados: direita e esquerda, Bolsonaro e Haddad. Sobra até para os candidatos à vice. Manuela D’Ávila que o diga!

Nos últimos dias, uma publicação que está circulando nas redes sociais afirma que Manuela não é cristã. A prova seria o vídeo de uma entrevista. Quando o jornalista pergunta se Manuela é a favor do ensino religioso, ela se diz contra. “Acaba que isso prejudica e faz com que brasileiros que não são cristãos como eu, né? Sejam penalizados. Não é certo”, afirma ela. Confira:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 1: “Manuela D’ávila cristã?!?? Leonardo de Oliveira Marques de Sá.Cristã?!?! Incoerência”. Versão 2: “Manuela D’avila se contradiz….É ateu ou é Cristã? Vice do Haddad se contradiz….É ateu ou é Cristã?”. Versão 3: “DESMASCARADA: Para conquistar votos cristãos, Manuela D’Avila MENTE sobre ser religiosa. Veja a mentira da candidata a vice-presidente. Ainda bem que temos registros dela dizendo o contrário”. Versão 4: Candidata a Vice-presidente do candidato Fernando Haddad, mentindo sobre “ser cristã”.

Manuela D’Ávila declarou que não é cristã em entrevista?

Bem, é claro que o vídeo causou espanto nas redes sociais, principalmente entre os religiosos. As imagens surgiram na rede após Fernando Haddad e Manuela D’Ávila terem assistido a uma missa. Mas será que ela realmente não é cristã e teria afirmado isso em uma entrevista? A resposta é não. Para conferir os detalhes, continua lendo.

Vamos lá! A mensagem já é bem estranha por si só, pois, mesmo se Manuela não fosse cristã, por que ela iria se contradizer logo no período das eleições? E, diga-se de passagem, justo nessas eleições, que prometem ser disputadíssimas, onde cada voto fará a diferença.

Pois bem, a partir disso, resolvemos procurar mais informações sobre o caso e descobrimos que se trata de uma montagem. A pessoa responsável pela montagem que está circulando nas redes sociais “retirou uma vírgula” da frase dita pela vice de chapa de Haddad.

Nesse caso, a pausa (essa “vírgula”) dada por Manuela D’Ávila, no vídeo original, apresenta uma condição adversativa, informando que a segunda frase é o contrário da primeira. Prova disso é que, no vídeo original, Manuela diz ser cristã segundos antes de falar a frase.

Vale ressaltar que, na última semana, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem feito um verdadeiro combate contra as fake news políticas nas redes sociais. No dia 8 de outubro, o ministro do TSE Sérgio Banhos ordenou a retirada de 33 fake news sobre Manuela na internet. Entre elas, a montagem que estamos falando aqui.

Em resumo: a história que diz que Manuela D’Ávila afirmou em uma entrevista não ser cristã é falsa. O vídeo trata-se de uma montagem e as imagens foram editadas para retirar uma vírgula com função adversativa. No vídeo original, é possível ver que ela afirma ser cristã. Além disso, o próprio TSE já retirou essa e outras fake news de circulação das redes sociais. Sendo assim, não compartilhe! Até a próxima.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.