Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Paulo Maluf é flagrado acelerando Ferrari em 2017 #boato

Paulo Maluf é flagrado acelerando Ferrari em 2017 #boato

Boato – Deputado Federal Paulo Maluf (PP-SP) é flagrado pilotando Ferrari em São Paulo, em junho de 2017, pouco antes de ser preso.

Nesta sexta-feira (22) o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) foi transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, onde irá cumprir pena de 7 anos e 9 meses de prisão por lavagem de dinheiro e desvio de verba pública.

A defesa do deputado protocolou, na Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, um pedido de prisão domiciliar, alegando que o parlamentar sofre de câncer de próstata, hérnia de disco e movimento limitado.

Em meio às polêmicas da prisão do parlamentar, um vídeo tem chamado atenção nas redes sociais. Segundo as informações, o deputado foi flagrado dirigindo uma Ferrari em 2017. O vídeo seria a “prova” que o deputado está “vendendo saúde”.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O texto afirma que “em junho de 2017, Paulo Maluf foi filmado pilotando uma Ferrari em São Paulo”. Em outra publicação, a mensagem aponta que as imagens foram feitas “momentos antes da prisão”. Leia o que diz a publicação.

Deputado Federal Paulo Maluf (PP-SP) é flagrado pilotando Ferrari, em São Paulo.
Deputado Federal Paulo Maluf (PP-SP) é flagrado pilotando Ferrari, em São Paulo.

Paulo Maluf é flagrado acelerando Ferrari em 2017?

A publicação (em uma das fontes) já rendeu 12 mil curtidas e mais de 120 mil compartilhamentos. Mas será que o deputado foi flagrado dirigindo uma Ferrari em 2017? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Antes de mais nada, saiba que não sabemos se ele está muito doente e se pode cumprir prisão ou se trata-se de uma estratégia da defesa (se foi, a encenação contou até com uma bengala). Quem vai dizer se o pedido de prisão domiciliar do parlamentar é procedente será o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). A decisão será dada após o laudo do Instituto Médico Legal esclarecer seu estado de saúde.

Pois bem, voltemos ao boato. De fato, o homem que aparece no vídeo é Maluf. Porém, ao contrário do que se imagina, as imagens não são recentes e tampouco de junho de 2017, como afirma a publicação. Na verdade, as imagens foram registradas em 2014, no dia do 2º turno das eleições, para ser mais exata. Confira no vídeo:

Sendo assim, podemos afirmar que o vídeo é verdadeiro. Porém, não prova que o deputado está completamento saudável, porque é de 2014. Ou seja, tudo não passa daquela velha história do aumenta e inventa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.