Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Apreensão de mala de dinheiro não ocorreu em operação realizada em 2023 e não há provas que tenha relação com ministro Juscelino Filho

Apreensão de mala de dinheiro não ocorreu em operação realizada em 2023 e não há provas que tenha relação com ministro Juscelino Filho

Mala de dinheiro foi apreendida em operação de 2023 contra Juscelino Filho, ministro de Lula, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Mala de dinheiro foi apreendida em operação contra ministro do governo Lula, Juscelino Filho, em 2023

  Análise

Na última semana, um acontecimento chamou atenção de parte do noticiário brasileiro. O ministro das Comunicações Juscelino Filho teve bens bloqueados pela Justiça e viu a irmã, Luanna Rezende, ser alvo de um mandado de busca e apreensão no âmbito da Operação Benesse, que mira supostos desvios de emendas parlamentares via Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Em meio a isso, uma imagem começou a chamar atenção. Ela mostrava uma mala cheia de dinheiro que teria sido apreendida durante a operação da Polícia Federal. Junto à imagem, há mensagens que apontam que “os tempos das malas voltaram” e sugerem que a apreensão foi recente.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

A história se espalhou em diversas redes sociais e também foi reverberada por alguns sites de notícias (sim, às vezes, eles erram). Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Malas de dinheiro e as suspeitas de corrupção, do ministro de Lula Versão 2: Mala de dinheiro com o MINISTRO DE LULA, Juscelino. Aquele que usa avião da FAB pra ir em leilão de cavalos. O PT voltou. Veja maço de dinheiro apreendido em operação que mira Juscelino Filho

Versão 3: PF acha MALA de DINHEIRO em INVESTIGAÇÃO sobre DESVIO de VERBA envolvendo MINISTRO PREFERIDO do LULA Polícia Federal encontra mala de dinheiro durante operação contra prefeita Luanna e ministro Juscelino.

Checagem

Na parte da checagem, vamos responder às seguintes questões: 1) A mala de dinheiro fotografada foi apreendida na Operação Benesse, realizada nos últimos dias, e tem relação com Juscelino Filho? 2) De onde é a imagem da mala de dinheiro apreendida pela PF? 3) Ministro de Lula, Juscelino Filho, está envolvido em corrupção na Codevasf?

A mala de dinheiro fotografada foi apreendida na Operação Benesse, realizada nos últimos dias, e tem relação com Juscelino Filho?

Objetivamente falando, não. A imagem já circula na internet desde 2022. Ela foi apreendida em outra operação da Polícia Federal no Maranhão. Ou seja: isso já elimina a alegação de que os “tempos da mala de dinheiro voltaram em 2023”. Para além disso, a origem da mala não tem relação (a priori) com o ministro Juscelino Filho.

De onde é a imagem da mala de dinheiro apreendida pela PF?

A mala foi apreendida na segunda fase da Operação Odoacro, realizada em julho de 2022. Ela estava de posse do empresário Eduardo José Barros Costa (conhecido como Imperador).

O ministro de Lula, Juscelino Filho, está envolvido em corrupção na Codevasf?

Não é possível responder a isso, visto que as investigações ainda estão em andamento. Diligências foram realizadas em pessoas próximas a ele (como a irmã) e ele teve os bens bloqueados. Dentre as acusações está a de se utilizar de emendas parlamentares para a construção de uma estrada na região na área da fazenda da família. O ministro nega as acusações de irregularidades.

Conclusão

Enganoso 😈

Independentemente das acusações e do desfecho (político e policial do caso), uma informação merece ser ressaltada. A mala de dinheiro fotografada e viralizada na internet não é de uma operação de 2023 e não tem, inicialmente, relação direta com o ministro Juscelino Filho e o governo Lula. Na nossa classificação, entra como conteúdo enganoso.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm