Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Imagem utilizada em áudio não é de “major aviador” e teor não procede

Imagem utilizada em áudio não é de “major aviador” e teor não procede

Major aviador faz análise sobre Rio Grande do Sul e pede impeachment de Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Um major aviador fez uma análise sobre o Rio Grande do Sul e pediu o impeachment do presidente Lula.

Análise

Não é novidade que a questão das enchentes no Rio Grande do Sul está sendo utilizada de forma política. É justamente neste contexto que um conteúdo está viralizando com força em redes sociais.

A postagem aponta para o que seria um áudio de um “major aviador”. Junto ao vídeo aparece uma foto quem seria o major aviador. Leia a mensagem que o acompanha.

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

É preciso prestar muita atenção nas palavras desse Major Aviador da reserva; com mais de 70 anos, sobram-lhe carater e hombridade que faltam aos atuais comandantes! É preciso aproveitar a reconstrução do RS para avançarmos na reconstrução do Brasil!

No áudio, o cidadão aponta que o que ocorreu no Rio Grande do Sul deveria abrir espaço para o Senado abrir um processo de impeachment contra ministros do STF, que se faça uma “reforma do Judiciário”, que Lula sofra um impeachment e que depois haja outra eleição para “reconstruir o Brasil”. Ele fala também que as Forças Armadas teriam que “ficar quietinhas”.

Checagem

O conteúdo é bombástico, mas é muito fogo de artifício para pouca relevância. Por isso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões: 1) É verdade que um major aviador fez o tal áudio sobre o Rio Grande do Sul e pediu o impeachment de Lula? 2) A pessoa da foto é um major aviador? 3) A sugestão de impeachment de Lula e do STF por causa do Rio Grande do Sul tem lógica?

É verdade que um major aviador fez o tal áudio sobre o Rio Grande do Sul e pediu o impeachment de Lula?

Não há qualquer comprovação disso. O tal “major” não se apresenta, não diz de que estado que é nem dá mais detalhes além da patente. Fica difícil projetar. Vale apontar que o fato de a pessoa ser major ou aviador não acaba validando nada do que foi dito. Ainda mais quando sequer se identifica.

A pessoa da foto é um major aviador?

Nem este fator é real. Na realidade, a imagem que está circulando como se fosse do “major aviador” é do general Geraldo Antônio Miotto. Em 2018, ele recebeu, representando o Comando Militar do Sul, um prêmio na Câmara de Vereadores em Caxias do Sul (RS). A foto em questão é da solenidade. Vale apenas citar que o general Miotto não deu, recentemente, qualquer declaração que apontasse para um golpe no Brasil.

A sugestão de impeachment de Lula e do STF por causa do Rio Grande do Sul tem lógica?

Não tem a mínima lógica. Na verdade, o sujeito que gravou o vídeo nada mais usa a tragédia como um pretexto para a aplicação de um golpe no Brasil. Não há a mínima chance de as enchentes no Rio Grande do Sul acabarem gerando uma ruptura democrática no país. Tudo não passa de um discurso golpista já manjado.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Não há provas de que um major aviador tenha dado as tais sugestões sobre o Brasil por causa das tragédias no Rio Grande do Sul. Além disso, a pessoa da foto não é um “major aviador” e não é o autor do áudio. Por fim, o seu teor é completamente lunático. Toda essa soma nos aponta que tudo não passa de uma fake news.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).