Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Rodrigo Maia diz que Congresso não é obrigado a ouvir o povo #boato

Rodrigo Maia diz que Congresso não é obrigado a ouvir o povo #boato

Boato – Rodrigo Maia afirma que Congresso não precisa ouvir o povo e que deputados não devem concordar com tudo o que a população pede. 

A política é algo fascinante, mas, às vezes, dá uma dor de cabeça, viu? Ânimos exaltados são uma constante na vida do brasileiro, principalmente depois do processo de impeachment da ex-presidente Dilma e com as proximidades das eleições presidenciais em 2018.

Hoje, parece que o povo brasileiro ganhou mais um motivo para se exaltar com a política brasileira. Isso porque anda circulando pelas redes sociais uma montagem com uma declaração polêmica do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

De acordo com a imagem, Maia afirma que o Congresso não é obrigado a escutar os anseios da população. “O Congresso não é obrigado a ouvir o povo”, ressalta o presidente da Câmara.

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

E se você achou ruim, senta que o negócio fica pior. Ainda de acordo com a imagem, Rodrigo Maia também teria deixado claro que os deputados não precisam concordar com tudo o que o povo pede. “Isto aqui não é como um cartório onde a gente carimba o que o povo está pedindo”, completa a publicação. Xiiiii…

Rodrigo Maia diz que Congresso não é obrigado a ouvir o povo, diz boato
Rodrigo Maia diz que Congresso não é obrigado a ouvir o povo, diz boato

Rodrigo Maia disse que Congresso não é obrigado a ouvir o povo?

Eu sei que tem muita gente descrente com a políticas nesses últimos tempos, mas a gente também precisa ser honesto sobre o que é verdade e o que é mentira nesse meio. E, bom, se você compartilhou essa foto do Rodrigo Maia, sinto te informar que você ajudou a espalhar um boato. Quer saber por que essa imagem é mentira? Continua lendo.

Pra começo de história, essa frase nunca existiu. Mas como assim? Bem, essa frase foi reformulada e tirada de contexto. Rodrigo Maia nunca disse isso com essas palavras. Além disso, a postagem não informa quando e muito menos onde o presidente da Câmara teria proferido tais palavras.

Mas, vamos lá. Aparentemente, a pessoa responsável pela montagem tomou como base um discurso de Rodrigo Maia, na Câmara dos Deputados, no dia 30 de novembro de 2016. E vocês não acham que se ele tivesse realmente dito isso, a repercussão não teria sido imediata? Faz quase 1 ano e isso só repercutiu agora!

Bem, voltando ao discurso do ano passado, o presidente da Câmara falava sobre uma reunião com o Colégio de Líderes e sobre o questionamento de uma votação que teria ocorrido durante a madrugada.

Nesse discurso, Maia afirma que o Congresso não pode aceitar tudo o que vem de parte da sociedade. E vocês perceberam o destaque para “parte da sociedade”? Ele prossegue e destaca que a Câmara tem todo o direito de ratificar, modificar e até rejeitar essas opiniões – o que, de fato, tem.

E ele tocou nesse ponto, para falar sobre democracia. De acordo com ele, o processo de discussão do projeto votado foi legítimo e o resultado, sendo aquele que se espera ou não, deve ser respeitado, porque, afinal, foi escolhido pela maioria.

Ou seja, nada é aquilo que parece. Rodrigo Maia nunca disse aquelas palavras. Seu discurso foi modificado e tirado de contexto para parecer outra coisa. Sem contar que o discurso é velho e só foi repercutir agora, exatamente pelo o que foi explicado acima.

Portanto, não compartilhe a imagem. Você pode estar descrente com a política, mas a montagem é puramente boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.