Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lulinha é pego na Lava Jato e Lula surta na cadeia #boato

Lulinha é pego na Lava Jato e Lula surta na cadeia #boato

Lulinha é pego na Lava Jato e Lula surta na cadeia, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Após delação do ex-ministro Antonio Palocci, Lulinha é pego pela Lava Jato e ex-presidente surta na cadeia. 

Na terça-feira, 20 de agosto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva completa 500 dias preso na sede da Superintendência da Polícia Federal de Curitiba. Mesmo detido, Lula volta e meia é assunto nas páginas do Boatos.org. Hoje, a história não é diferente.

A última que circula online dá conta que o ex-presidente surtou na prisão, após a “notícia” de que Lulinha foi pego pela Lava Jato. A informação está em um vídeo que viralizou no YouTube e Facebook. O vídeo dá detalhes sobre a delação de Palocci e afirma que o ex-ministro entregou todas as sujeiras e falcatruas de Lulinha.

O vídeo apresenta imagens do ex-presidente e do seu filho, que são acompanhadas por um áudio no qual a narradora mistura informações das notícias publicadas na revista Veja, Istoé e no portal de notícias R7 com a opinião de que “a casa caiu para o Lulinha”. Leia a transcrição de alguns trechos do vídeo:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 1: URGENTE_ FILHO DE LULA É PEGO PELA LAVA JATO – PF DESCOBRE TUDO E LULA SURTA NA CADE14!

Transcrição: A casa caiu a esquerda e o Lulinha que se segurem. Petista costumam roubar e beneficiar os seus. Um mais sujo do que o outro. A delação de Palocci veio num momento oportuno, veio a calhar. Todo esse dinheiro tinha que voltar para os cofres públicos. O dinheiro é da nação brasileira e de todos os cidadãos de bem. As máscaras vai caindo e o preço vai afundando na lama e no xadrez que é o seu lugar. Depois de Lula preso que está lá apavorado, desesperado e preocupado queremos os demais em sua companhia. A casa caiu para os petistas e o filho de Lula que também se cuide porque a cadeia vai ficar pequena para todos eles. 

Lulinha foi pego na Lava Jato e Lula surtou na cadeia?

O vídeo está fazendo sucesso na internet. Mas será mesmo Lulinha foi pego na Lava Jato e Lula surtou na cadeia? A resposta é não. Entenda os porquês.

A mensagem, por si só, já desmente a história. Primeiro, ela tem as principais características de boatos online: é vaga, alarmista e não cita fontes confiáveis. Como já mencionamos antes, a narradora leu trechos de matérias reais sobre a delação de Palocci e que, de fato, implicam o filho mais novo de Lula. Porém, ela usa como “isca” informações falsas.

Isso porque nenhuma das matérias aponta que Lulinha foi pego pela Lava Jato e tampouco que Lula surtou na cadeia. Na verdade, as publicações citam a delação premiada do Palocci. Na delação, o ex-ministro falou sobre o repasse de recursos do grupo Qualicorp ao Pts ao Instituto Lula e à empresa Touchdown, de Luis Cláudio Lula da Silva, filho caçula do ex-presidente. Os pagamentos teriam sido feitos em troca de benefícios concedidos pelo governo.

Por sinal, vale dizer que quem é conhecido como “Lulinha” é o filho mais velho do petista, Fabio Luis e não seu filho caçula (apontado na delação de Palocci). Ou seja, a história já começa errada por aí.

Nem precisamos dizer que há uma diferença grande entre ser delatado e ser “pego”. A prova está no fato de que, desde que a delação foi divulgada, não houve qualquer tipo de notícia sobre a prisão dos filhos do petista. Também não encontramos nenhuma notícia sobre o tal “surto” do ex-presidente Lula.

Resumindo: pegaram notícias reais, gravaram em um vídeo, aumentaram um montão e publicaram. Mas o fato é que nem o Lulinha foi pego e tampouco Lula surtou na cadeia. Ou seja, tudo não passa de #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.