Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lulinha é genro de Daniel Dantas, dono da Fazenda Santa Bárbara #boato

Lulinha é genro de Daniel Dantas, dono da Fazenda Santa Bárbara #boato

Boato – Filho do ex-presidente Lula, Lulinha, é genro do banqueiro Daniel Dantas, dono da Fazenda Santa Bárbara.

Às vezes é impressionante, até para nós, do Boatos.org, como as “mentes brilhantes” da internet são criativas. Digo isso porque já perdemos as contas das vezes em que tivemos que desmentir algumas histórias como, por exemplo, as envolvendo a fazenda Santa Bárbara.

Dessa vez, circula na internet a informação de que Lulinha é genro de Daniel Dantas, dono (dessa vez de verdade) da Fazenda Santa Bárbara. A publicação, que é acompanhada de um vídeo de uma reportagem sobre as fazendas de gado do grupo Opportunity, afirma que “finalmente chegaram na Santa Bárbara, Lula e cia” e diz ainda que “Lulinha é genro de Daniel Dantas. Leia o que diz a mensagem:

FINALMENTE CHEGARAM NA SANTA BÁRBARA, LULA E CIA. BANDIDOS. LULINHA É GENRO DE DANIEL DANTAS. LADRÕES CRIMINOSOS ASSASSINOS.

Lulinha é genro de Daniel Dantas, dono da Fazenda Santa Bárbara?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Nem precisamos dizer que muita gente comemorou com a informação. Inclusive, se você faz parte desse time, fique atento a esse recado: a informação não procede. Sem mais delongas, vamos aos fatos.

Como mencionamos anteriormente, a fazenda Santa Bárbara já foi alvo de outros boatos na internet. Em todos eles, explicamos que a fazenda, localizada no Pará, não é do Lula e tampouco do filho dele. Na verdade, ela pertence ao banqueiro Daniel Dantas. Até aí, ok.

Mas acontece que não “chegaram na Santa Bárbara”. Não agora. Isso porque o vídeo, que é de 2009, é referente a decisão judicial que determinou o sequestro de 27 fazendas e 450 mil cabeças de gado do grupo Opportunity. Por sinal, a determinação não tem nada a ver com Lula ou mesmo com a Operação Lava Jato, que só seria deflagrada cinco anos depois. Na época, as investigações ainda estavam no âmbito da Operação Satiagraha, que investigava supostos crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas atribuídos ao dono do Opportunity.

Mas não é só isso: em 2012, a justiça suspendeu o sequestro de bens de Dantas após a anulação da Operação Satiagraha pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ou seja, não só não “chegaram” como também a notícia não é recente.

Além disso, Lulinha ou Fábio Luís Lula da Silva não é casado com a filha de Daniel Dantas, e sim com Renata de Abreu Moreira. Vale lembrar que Renata ficou conhecida após a divulgação, pelo juiz Sérgio Moro, do conteúdo de conversas telefônicas interceptadas pela justiça.

A propósito, em nenhuma dessas ocasiões Renata foi citada como filha de Daniel Dantas. Aliás, o seu sobrenome nem bate com o de Daniel Dantas e tampouco com o de sua esposa, Maria Alice Carvalho Dantas – como mostra esta matéria da Folha. Logo, concluímos que a tese de que Lulinha é genro do banqueiro saiu do “nada” (como um bom boato).

Sendo assim, podemos afirmar que a história de que Lulinha é genro de Daniel Dantas, dono da Fazenda Santa Bárbara é falsa. A história não passa de mais um boato sobre o filho de Lula e suas propriedades que circulam por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.