Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula é vaiado em Paris (França) após chamar Moro de mentiroso, mostra vídeo #boato

Lula é vaiado em Paris (França) após chamar Moro de mentiroso, mostra vídeo #boato

Lula é vaiado em Paris (França) após chamar Moro de mentiroso, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra momento exato em que plateia vaia Lula após ex-presidente chamar Sérgio Moro de “mentiroso” durante evento em Paris (França).

Logo quando deixou a prisão em Curitiba (PR), Lula voltou a figurar entre as personalidades mais comentadas no país. Seja por quem o apoiasse, seja pelas pessoas contrárias a ele. Mas nos últimos meses, o nome de Lula anda meio esquecido (e exemplo disso é um número menor de boatos envolvendo o ex-presidente). Mas parece que hoje essa calmaria chegou ao fim.

De acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, a razão pelos burburinhos de Lula seria o juiz e ministro Sérgio Moro. Segundo um vídeo que acompanha a publicação, o ex-presidente teria sido vaiado, na França, após falar de Moro. Nas imagens ainda é possível ver a ex-presidente Dilma Rousseff e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad ao lado de Lula. Confira:

Versão 1: “[LULA FOI VAIADO NA FRANÇA ! PT PASSA VERGONHA ATÉ FORA DO BRASIL !]”. Versão 2: “…Eu aqui pensando: se o Lula foi vaiado em Paris quando afirmou que o Moro é mentiroso, conclusivamente dá pra se entender que lá eles sabem que o Lula é ladrão. Então, por que será que condencoram o corrupto e não quem o condenou? Povo esquisito esses franceses”. Versão 3: “LULA SENDO LULA !!! …. VAIADO EM UM PAIS SOCIALISTA ( FRANÇA ) . – FALAR MAU DO MINISTRO SÉRGIO MORO”.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Lula foi vaiado em Paris depois de chamar Moro de mentiroso?

O vídeo rodou o Brasil e foi elogiado por quem não apoia o ex-presidente Lula. Mas será que as imagens realmente mostram Lula sendo vaiado na França após falar sobre Moro? Não!

Vamos aos detalhes! Para começo de história, a publicação segue aquele velho roteiro de fake news na internet: é vaga, alarmista,, possui erros de português e não cita fontes confiáveis.

Além disso, casos envolvendo supostos ataques ao ex-presidente Lula são frequentes na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu vários deles, como o que dizia que Lula teria sido atingido por uma chuva de ovos ao deixar a prisão em Curitiba (PR). Também o que dizia que Lula teria sido expulso de um restaurante logo após sair da prisão e, por fim, o que apontava que Lula teria sido vaiado e chamado de ladrão, em Recife (PE), em 2019.

A solução dessa história não foi nada difícil. Bastou um pouco de paciência e atenção redobrada ao vídeo. As imagens foram gravadas no dia 02 de março de 2020, em Paris, na França. Na oportunidade, o ex-presidente Lula recebeu o título de cidadão honorário da capital francesa. O prêmio é destinado àqueles que se destacam por sua luta aos direitos humanos. Ou seja, na ocasião, Lula discursava aos seus pares.

De fato, no momento de seu discurso, Lula citou o juiz e ministro Sérgio Moro, como é possível ver na matéria do Jornal do Brasil. Durante sua fala, Lula chamou Moro e os procuradores da Lava Jato de “mentiroso”.

O ex-presidente foi ovacionado e falou de improviso, antes de ler o discurso oficial. Como é possível observar no vídeo completo disponibilizado pelo canal do Sputnik Brasil, a partir do 1:15:40, Lula não foi vaiado, mas sim apoiado. Ao longo de sua fala, podemos ver que o público aplaude e apoia o ex-presidente em diversos momentos, usando inclusive os mesmos gritos.

Em resumo: a história que diz que Lula foi vaiado ao ofender Moro na França é falsa! Lula, de fato, chamou Moro de “mentiroso” durante a cerimônia de entrega do título de cidadão honorário de Paris. Porém, Lula não foi vaiado, mas sim ovacionado. Como é possível ver no vídeo completo, a plateia apoiou e gritou diversas vezes em favor do que Lula dizia. Ou seja, a história não passa de boato. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/39geJ2p