Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula usou tornozeleira eletrônica durante debate da Globo #boato

Lula usou tornozeleira eletrônica durante debate da Globo #boato

Lula usou tornozeleira eletrônica durante debate da Globo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Foto mostra que Lula usou tornozeleira eletrônica durante o debate presidencial para as eleições de 2022 realizado na TV Globo.

Um dos últimos atos antes das eleições presidenciais, o debate realizado pela TV Globo protagonizou algumas cenas de embate direto entre candidatos e reforço de diversas informações falsas. Fake news que parecem não estarem restritas ao debate.

De acordo com uma imagem (um print de um trecho do debate), o ex-presidente Lula teria usado uma tornozeleira eletrônica durante o debate presidencial promovido pela TV Globo.

A imagem é acompanhada de mensagens como “Lula de tornozeleira em debate foda-se. Kkkkkkkk” e “Lula De Tornozeleira” e “Quando vejo um descondenado  no debate, ele: O LULA LADRÃO VAGABUNDO deveria estar de tornozeleira”.

Lula usou tornozeleira eletrônica durante debate da Globo?

É claro que a imagem iria viralizar com todas as forças na internet. Porém, não é verdade que Lula se utilizou de uma tornozeleira eletrônica durante o debate presidencial da TV Globo.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Além do elementar (características da mensagem e histórico de boatos sobre Lula), há um elemento que praticamente derruba a tese: Lula não precisaria utilizar uma tornozeleira eletrônica no debate.

Para quem não sabe, o aparato é utilizado em pessoas que estão em regime semiaberto ou em prisão domiciliar. Não é o caso do ex-presidente Lula. Como é de conhecimento de muitas pessoas (pelo menos as mais antenadas), Lula não cumpre pena de prisão pois teve a condenação anulada pela justiça.

Salvo o fato de se tratar de um adereço (o que não parece ser muito factível), não haveria porque Lula estar com a tornozeleira eletrônicas. E, ao buscar por mais informações sobre o debate, vimos que ele não estava com o aparato.

O que não faltam na internet são imagens (fotos e vídeo) sobre do debate. E pasmem (na verdade, a surpresa não é tanta): não há nenhuma imagem em fonte confiável de Lula com a tornozeleira eletrônica. Você pode ver aqui, aqui e aqui.

Isso denota que a imagem em questão não passou de uma montagem. Ao olhar a imagem em questão é possível, inclusive, que a resolução da tornozeleira é completamente diferente da resolução do resto da foto.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula utilizou uma tornozeleira eletrônica durante o debate presidencial promovido pela TV Globo para o primeiro turno das eleições. O ex-presidente não precisa usar o aparato e a imagem que circula online é uma montagem.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso