Lula usou helicóptero da FAB em 2015, diz informação errada

Boato – No dia 14 de outubro de 2015, o ex-presidente Lula foi visto em um helicóptero da FAB pousando em um campo em São Bernardo do Campo.

Bomba! Uma nova denúncia contra o ex-presidente Lula apareceu na internet. Um texto que circula online aponta que ele, mesmo não sendo do governo, usou um helicóptero da Força Aérea Brasileira no dia 14 de outubro de 2015 na cidade de São Bernardo do Campo.

Boato aponta que Lula usou helicóptero da FAB em 2015
Boato aponta que Lula usou helicóptero da FAB em 2015

De acordo com o texto, que mostra uma foto do ex-presidente descendo de um helicóptero, ele estaria indo se encontrar com o prefeito Luiz Marinho. Dê uma olhada em uma das versões do texto:

LULA NUM HELICÓPTERO DA FAB!!!!!

Luiz Inacio Lula da Silva, acaba de pousar no Campo de Futebol da Vila Euclides, em São Bernardo do Campo,  usando um helicóptero da FAB, sob proteção e segurança da Força Aérea Brasileira,  e foi ao Passo Municipal se Reunir com o prefeito Marinho e outros!!!

Se ele é um cidadão comum, porque está utilizando uma aeronave militar e sob proteção da Arma? Será porque nosso Alto Comando está com a atenção em tudo que se passa no país, ou talvez seja o início da intervenção militar??? Me avise quem souber!!!!

Antes de falar sobre a história, vamos explicar como funciona o uso de aeronaves da FAB. Inicialmente, ela é destinada ao transporte do vice-presidente, presidentes da Câmara, Senado e STF, ministros e comandantes das Forças Armadas. Há possibilidade de outras pessoas (até civis) utilizarem aeronaves da FAB. Mas dificilmente (veja como isso é possível aqui). Mas dificilmente vão usar um helicóptero.

Dito isso, vamos aos fatos. O primeiro é em relação à imagem. Depois de analisarmos, descobrimos que era realmente de Lula descendo de um helicóptero. Ou seja, não se trata de montagem. Mas antes de bravejar contra ele, confira três informações:

– O helicóptero que ele utilizou não é “FAB”. Na realidade, é o helicóptero presidencial. O nome do presidente não está na lista de autoridades que podem usar o helicóptero da FAB por ele ter o próprio.

– A foto não foi tirada em um campo de futebol na cidade de São Bernardo do Campo. Ela é da base aérea de Brasília.

– E mais importante do que as outras informações. A foto foi tirada no dia 3 de dezembro de 2008. Ou seja, ele usou o helicóptero da Presidência quando era presidente.

A imagem que circula no boato foi utilizada pela Wikipédia para falar sobre o helicóptero presidencial e tem todas as informações que descrevemos. Olha aí:

Lula helicóptero
Lula helicóptero

Sendo assim, podemos afirmar que a história de que Lula usou um helicóptero da FAB para viajar para São Bernardo do Campo em 2015 é falsa. Ele até usou um helicóptero do governo, mas foi quando ele era do governo.

Esse artigo foi uma sugestão da leitora Denise Sodré. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)