Lula usou foto de missa em Taperoá (PB) para ilustrar suposto comício #boato

Boato – Lula e o PT pegaram uma foto de uma missa em Taperoá (PB), apagaram o padre, colocaram o presidente e publicaram nas redes sociais.

Diariamente, novas denúncias falsas sobre os candidatos das eleições têm circulado na internet. E, pelo menos nos últimos dias, a artilharia está solta contra Lula. A última história que circula online aponta para uma suposta fraude que o petista havia cometido nas redes sociais.

Um print de uma suposta postagem do PT com uma suposta imagem de Lula em um palanque aponta que o partido do ex-presidente teria adulterado uma missa ocorrida na cidade de Taperoá (PB) para simular que ele teria plateia. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Vocês acreditam que o marketing do PT clonou um evento em taperoá -PB dizendo que era um evento deles? Versão 2: Petistas roubam foto de missa pra simular palanque de Lula na Bahia! Versão 3: Depois de montagem com gêmeos, Lula rouba foto de missa para se promover Versão 4: Lula pegou uma foto de uma missa Se passando por comício dele E fez montagem Apagou o padre. Imaginar que alguém pensa em votar nisso, é de arrepiar de incredulidade no ser humano. #votocertoé22Bolsonaro

Lula usou foto de missa em Taperoá (PB) para ilustrar suposto comício?

A denúncia, como você pode ver nas mensagens apresentadas, não demorou para se espalhar entre páginas contrárias a Lula (principalmente as simpáticas ao presidente Jair Bolsonaro). Porém, a acusação em questão é falsa.

A mensagem segue aquele velho roteiro das fake news. O texto tem características de boatos como o caráter vago, o tom alarmista e os erros de português. Ao contrário da maioria das fake news, a mensagem até apresenta a suposta fonte da informação: uma página do Facebook com o nome de Lula Presidente 2022. A partir daí, bastou fazer uma busca para encontrarmos a verdade.

Buscamos pelo conteúdo na página em questão, que é esta aqui. Dentro da página buscamos pelo conteúdo que acompanha a suposta foto: “O povo brasileiro já foi mais feliz e otimista. Quero ajudar nosso povo a recuperar os bons momentos, reunir a família no final de semana para um churrasquinho, ter lazer, nosso povo merece isso. Esse país vai voltar a ter esperança. Bom dia!”.

Foi aí que chegamos a esta postagem. O arquivo que acompanha a mensagem é um trecho de um vídeo de Lula na entrevista ao Jornal Nacional. Não há nada sobre foto montada em cima de missa ou qualquer coisa do tipo.

Ao buscar nas páginas oficiais de Lula, também não encontramos a imagem em questão. O máximo que encontramos foi uma publicação com teor textual similar ao que circula online.

É importante lembrar que, assim como na denúncia falsa de que petistas estavam usando uma foto da torcida do Liverpool como se fosse de um comício, a história circula em tom de denúncia sem ter nenhuma página que tenha comprovado a história.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula e o PT adulteraram uma foto de uma missa para simular um comício do ex-presidente. Além disso não ser necessário, a página denúncia tinha outro conteúdo completamente diferente do alardeado por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet