Pular para o conteúdo

Vídeos que apontam ovada e agressão contra Lula na Bahia usam títulos enganosos para espalhar fake news

Lula toma ovada e apanha do povo na Bahia, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Lula teria levado ovada e sido agredido pelo povo durante agenda na Bahia.

Análise

Uma publicação que começou a circular com força em diferentes redes sociais e plataformas de compartilhamento de vídeo tem atraído a atenção de milhares de internautas nos últimos dias. Vídeos com títulos alarmistas começaram a circular nas redes sociais afirmando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria levado uma ovada e sido agredido durante compromissos na Bahia.

A alegação central das postagens afirma que o presidente Lula teria enfrentado uma violenta reação popular durante o cumprimento de seus compromissos oficiais. De acordo com o material propagado, o chefe do Executivo teria sido alvo de arremesso de alimentos e de agressões físicas por parte dos cidadãos locais. Leia alguns dos exemplos dos títulos que circulam online:

“TENTE NÃO RIR: LULA T0MA OVADA E AP4NHA DO POVO NA BAHIA ” SAI DA C4GÃO” TEMOS AGORA O MAIOR LADRÃO DO MUNDO COMO PRESIDENTE O JUDICIÁRIO MAIS CARO E MAIS CORRUPTO DO MUNDO E AS FORÇAS ARMADAS MAIS COVARDES E VAGABUNDAS DO MUNDO !!!”

Checagem

Diante do impacto dessas afirmações no debate digital, torna-se necessário analisar os fatos com base nos registros oficiais das agendas e nas transmissões reais dos eventos Para checar, vamos responder o seguinte: Lula toma ovada e apanha do povo na Bahia? O que dizem os conteúdo que apontam que Lula tomou ovada e apanhou do povo na Bahia? Há fake news similares sobre hostilidades a Lula?

Lula toma ovada e apanha do povo na Bahia?

Lula esteve recentemente na Bahia em meio a agendas políticas e articulações eleitorais, conforme noticiado pela CNN Brasil. Porém, não há qualquer confirmação de que Lula tenha levado ovada ou sido agredido fisicamente durante agendas realizadas na Bahia. Os conteúdos que circulam nas redes sociais utilizam títulos sensacionalistas e chamativos, mas não apresentam imagens reais de agressões ou ataques físicos ao presidente. Apesar de registros de críticas, manifestações contrárias e pressão política em alguns ambientes, não existe confirmação jornalística de ovada, agressão física ou expulsão do presidente durante os eventos citados nas postagens virais.

O que dizem os conteúdos que apontam que Lula tomou ovada e apanhou do povo na Bahia?

Os conteúdos compartilhados normalmente seguem um padrão conhecido de vídeos caça-cliques. Eles usam títulos exagerados e provocativos para chamar atenção, gerar visualizações e estimular compartilhamentos. Na prática, muitos desses vídeos apenas reúnem comentários políticos, críticas ao governo ou imagens de manifestações, sem qualquer cena comprovando a suposta ovada ou agressão.

Em alguns casos, canais utilizam miniaturas manipuladas, montagens ou frases fora de contexto para aumentar o alcance nas redes sociais e plataformas de vídeo. Há registros de críticas e manifestações contrárias a Lula durante agendas públicas, inclusive repercutidas por canais políticos de oposição, como em vídeos publicados no YouTube. Porém, isso é diferente das alegações falsas de agressão física e ovadas apresentadas nos títulos viralizados.

Há fake news similares sobre hostilidades a Lula?

Sim, essa estratégia de inventar agressões físicas e linchamentos públicos contra o presidente é recorrente na internet brasileira. Em ocasiões anteriores, narrativas muito parecidas foram criadas e desmentidas por agências de checagem. Um exemplo disso foi o boato que afirmava que Lula tomou ovada e foi expulso pelo povo durante palestra em Portugal, o que se provou incorreto após a verificação dos registros do evento no exterior.

O mesmo fenômeno de desinformação ocorreu quando mensagens alegaram que ele levou ovada e foi hostilizado em inauguração de ponte no Maranhão, utilizando imagens antigas ou de outras pessoas para sustentar a mentira. Outro caso marcante envolveu a falsa alegação de que o mandatário teria sido expulso sob vaias do carnaval e levado chuva de ovos em desfile. Todas essas histórias seguem a mesma fórmula de apelo emocional sem sustentação factual.

Conclusão

É falso que Lula tenha levado ovada ou sido agredido pelo povo durante agenda na Bahia. Os conteúdos viralizados utilizam títulos caça-cliques e não apresentam qualquer prova das agressões descritas nas postagens. Embora existam críticas e manifestações políticas contra o presidente, não há confirmação jornalística de ataques físicos ou expulsão durante os eventos mencionados.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail boatos.org@gmail.com e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)