Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo que mostra xingamentos, vaias e gritos de ladrão não foi gravado na presença de Lula

Vídeo que mostra xingamentos, vaias e gritos de ladrão não foi gravado na presença de Lula

Lula foi recebido na Paraíba com vaias, xingamentos e gritos de ladrão, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato –  Vídeo mostra que Lula teria sido recebido com vaias, xingamentos e gritos de ladrão em uma feira na Paraíba. 

  Análise

Em meio ao clima de polarização política que segue no Brasil, está circulando na internet um vídeo que mostraria a forma que o presidente Lula teria sido recebido em uma feira na Paraíba.

No vídeo, um homem que seria o atual presidente estava andando no local enquanto era recebido sob gritos como “cadê a carroça Lula”, “cadê o capim”, “ditador”, “bandido”, “ladrão, safado”, “segura a carteira” e outros. Leia algumas das mensagens que circula online:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Versão 1: Lula é recebido na Paraíba com.mto entusiasmo d população…😏🙄 como o ladrão é recebido na Paraíba Versão 2: olha como lulinha é recebido na Paraíba, é muito amor. Versão 3: como o ladrão é recebido na paraíba. 

@jessesantos4545gmail.com♬ som original – Jesse Santos

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que a pessoa no vídeo é o presidente Lula? 2) Quem é o sósia de Lula que está no vídeo? 3) O vídeo foi gravado na Paraíba?

É verdade que a pessoa no vídeo é o presidente Lula?

Não é. Na realidade, trata-se claramente de um sósia do presidente da República. Obviamente, ele não andaria com tão poucos seguranças e com tão pouca multidão em um local (sim, ele levaria consigo diversos correligionários de movimentos de apoio). Logo, manifestações como estas seriam (até estrategicamente) sufocadas.

Quem é o sósia de Lula que está no vídeo?

Buscamos na internet pela origem do vídeo e chegamos à conta do TikTok “Clone Lula Oficial”. De fato, é uma pessoa que busca alguns likes fazendo aparições e mostrando a “semelhança” com o presidente. No passeio em questão, ele andou junto com o seu “amigo” “Clone do Manoel Gomes”.

O vídeo foi gravado na Paraíba?

Ao encontrarmos o sósia, descobrimos também que o vídeo sequer foi gravado na Paraíba. A identificação de lojas e as postagens do próprio “Clone do Lula” mostram que as filmagens foram feitas na Feira da Sulanca, em Caruaru (Pernambuco). Vale apontar que, em alguns momentos, o sósia até recebeu carinho de algumas pessoas (como vocês viram, de outras não foi bem assim).

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Lula foi vaiado, chamado de ladrão e xingado na Paraíba. A pessoa do vídeo é um “Lula falso”, o vídeo foi gravado em Caruaru (PE) e até outras imagens mostram que, assim como tudo no país, tratou de um passeio, digamos, polarizado.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)