Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula recebe homenagem da Prefeitura de Roma (Itália) em 2020 #boato

Lula recebe homenagem da Prefeitura de Roma (Itália) em 2020 #boato

Lula recebeu homenagem da Prefeitura de Roma (Itália) em 2020

Boato – Lula recebeu homenagem da Prefeitura de Roma (Itália) em 2020, em sua primeira viagem internacional depois que deixou a cadeia, em Curitiba. 

Após deixar a prisão, em novembro do ano passado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue uma agenda partidária de eventos, reuniões e viagens em prol do PT e possível retomada da esquerda política nas eleições de 2022.

E, como estava previsto entre as viagens para este ano, Lula desembarcou na última terça-feira (11) em Roma, na Itália, para uma reunião com o papa Francisco, com quem discutirá pautas importantes, como combate à fome e desigualdade, nesta quinta-feira (13).

Assim que o ex-presidente aterrissou na “cidade eterna”, começou a circular no Facebook uma publicação que dá conta de que Lula recebeu homenagem da Prefeitura de Roma, em sua primeira viagem internacional desde que saiu da cadeia, na sede da Polícia Federal em Curitiba.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A notícia se espalhou por diversos sites favoráveis a Lula, que ficaram felizes em saber que o ex-presidente foi recebido como um “grande líder mundial” por lá, como especificou a postagem. Confira abaixo o texto original da publicação que está sendo compartilhada entre os internautas:

LULA CHEGA À ITÁLIA E É HOMENAGEADO PELA PREFEITURA DE ROMA ‘Em sua primeira viagem internacional depois de deixar a cadeia em Curitiba, Lula foi recebido como um grande líder mundial em Roma. “A política é uma ferramenta muito importante para mudar o mundo”, disse. Nesta quinta, Lula será recebido pelo Papa Francisco no Vaticano, num ENCONTRO HISTÓRICO’.

Lula recebeu homenagem da Prefeitura de Roma (Itália) em 2020?

Obviamente, a suposta homenagem da Prefeitura de Roma (Itália) a Lula em 2020 deixou muitos eleitores pró-esquerda política orgulhosos com a recepção do ex-presidente na cidade. Mas será mesmo que Lula foi homenageado por lá? A resposta é não! A história, apesar de ter causado empolgação em alguns, não procede (pelo menos, não da forma que foi contada), como vamos te explicar a seguir.

A homenagem até é real. No entanto, ela não aconteceu em 2020, mas sim em 2015. O ex-presidente, de fato, chegou a ser homenageado pela Prefeitura de Roma em 7 de junho de 2015, ocasião em que ele recebeu do prefeito Ignazio Marino a Lupa Capitolina, o símbolo máximo da cidade. Na época, o próprio Lula fez uma publicação em redes sociais. Leia:

Lula foi homenageado na Prefeitura de Roma na manhã deste domingo. O ex-presidente recebeu do prefeito Ignazio Marino o símbolo máximo da cidade, a Lupa Capitolina. “A cidade de Roma está honrada em conceder o símbolo máximo desta antiga e esplendida cidade, capital da paz e da misericórdia, a Lupa Capitolina”

É importante citar que Ignazio Marino sequer é prefeito de hoje em dia. O cargo é ocupado por Virgina Raggi. Inclusive, um dos sites que publicou a informação de que a homenagem teria acontecido em 2020 deu até uma errata sobre a notícia.

Resumindo: A publicação que dá conta de que Lula recebeu homenagem da Prefeitura de Roma em 2020 não é verdadeira. A homenagem realmente ocorreu. Porém, a informação que aponta que aconteceu este ano é falsa. O ex-presidente foi homenageado, na verdade, em junho de 2015.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2UFrJdo