Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Lula e o PT construíram embaixada para o Hamas guardar armas e bombas, assim como é falso que denúncia da TV Senado foi censurada

É falso que Lula e o PT construíram embaixada para o Hamas guardar armas e bombas, assim como é falso que denúncia da TV Senado foi censurada

Lula e o PT construíram embaixada para o Hamas guardar armas e bombas, vídeo passou na TV Senado e foi censurado, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Lula e o PT construíram uma embaixada para o Hamas guardar armas e bombas e vídeo da TV Senado que denunciava a ação foi censurado. 

  Análise

Os conflitos em Israel e na Palestina estão fazendo com que diversas fake news antigas voltem a circular na internet. Uma delas remete a um vídeo que vamos tratar, novamente, hoje.

Nas imagens, um homem está à frente de um terreno no qual seria construída a embaixada da Palestina. Ele começa a falar que o local seria utilizado pelo Hamas e que serviria para esconder armas e bombas.

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

Agora, em 2023, o vídeo começou a viralizar com uma mensagem também manjada: a de que o vídeo teria sido exibido na TV Senado e que o “Congresso e o Senado” tiraram do ar e do YouTube. Leia a mensagem que circula online e leia a transcrição dele:

Texto: A TV Senado apresentou esse vídeo. Logo em seguida, o Congresso e Senado ligaram para a própria TV Senado intimando-a, sob forte ameaça e pressão, que retirassem de todos os demais telejornais! E já foi retirado até mesmo do YouTube!! Vamos fazer a nossa parte! Repassem sem dó!

Transcrição: Que é a embaixada da Palestina? Está sendo construída. O terreno foi doado por Lula. Tá a quem está na frente da Palestina? É um grupo terrorista chamado. O Hamas. E o Hamas está construindo aqui. Ao lado da procuradoria da justiça militar. Uma base terrorista que eles chamam de. Embaixada, na verdade, é uma base terrorista que da imunidade ao Hamas para trazer armas, para aparelhar o islã dentro do país. Nós temos que acabar com isso aqui, temos que embargar essa obra porque o islamismo vai entrar no Brasil para destruir o cristianismo. Então você que é cristão, o preste bem atenção. Tá vendo isso aí que esse terreno aqui foi doado por Lula. Lula achou pouco, ainda doou 25000000 para eles construírem isso aqui e isso aqui vai trazer o terror para o Brasil. Em pouco tempo está projeto do islam, é dominar o país em 15 anos. Se não bastasse, toda. 

A desgraça que é o governo do PT. Nós temos ainda a desgraça que é o islã, representado aqui por essa embaixada. Da Palestina, que na verdade nada mais é do que OQG. Dos terroristas do Hamas no Brasil. Vergonha nacional montado doado pelo PT, patrocinado pelo PTO terrorismo no Brasil patrocinado pelo PT. Fica aqui registrado, tá que ninguém esqueça disso? Nós estamos avisando que há 15 anos, se que OPT já é ruim com o islamismo será o inferno. Vocês aguardem que logo logo vocês vão se sentir as bombas de alar, nas igrejas aos trilhos de metralhadora AK 47 matando cristãos. Tudo porque Lula doou esta porra aqui dessa merda que disse que é uma embaixada. Na verdade é um QG que é da imunidade diplomática, eles enche. De bomba de AK 47, distribuir pelas células espalhadas pelo país inteiro, tá bom? Além disso, é o islamismo, 75% não é pacífico a. 

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) Lula e o PT construíram uma embaixada para a Palestina? 2) A embaixada está sendo utilizada pelo Hamas para guardar armas e bombas? 3) É verdade que a TV Senado transmitiu o vídeo sobre Lula, PT e o Hamas e foi censurado?

Lula e o PT construíram uma embaixada para a Palestina?

É “quase” verdade. Como o Brasil reconhece a existência da Palestina e como há um escritório de representação do Brasil em Ramalá (Cisjordânia), foi feito um projeto de lei em 2008 para a doação do terreno. Ele foi aprovado em 2010 e a embaixada foi construída em 2016. Ao contrário do que apontam a história, não foi Lula e o PT que “construíram a embaixada”: o governo doou o terreno e a construção ficou por conta dos novos moradores.

A embaixada está sendo utilizada pelo Hamas para guardar armas e bombas?

Não é verdade. A alegação já havia sido desmentida em 2015 pelo Boatos.org. Na época, explicamos que houve a doação do terreno, mas que ele não era destinado ao Hamas. Pelo contrário, quem fez o pedido foi o Fatah (grupo político opositor ao Hamas). Relembre o que escrevemos:

A doação para a criação da embaixada foi pedida pelo líder da Autoridade Palestina, Yasser Arafat, codetentor do Nobel da Paz e um dos líderes do Fatah, grupo político-militar que defende o reconhecimento do Estado da Palestina e o fim do conflito armado contra Israel.

Diferentemente de seus opositores, o Hamas –  grupo político-armado que não aceita a divisão do território palestino e criação de Israel estabelecida pela Organização das Nações Unidas em 1947 –  foi o Fatah e a Autoridade Palestina que estiveram à frente das negociações para a construção da embaixada no Brasil. […]

Logo, não há fundamento algum nos argumentos rasos apresentados nos vídeos, nem prova de que estão construindo uma base militar do Hamas no Brasil. Uma embaixada é a representação de uma nação em outra e serve para tratar de assuntos do interesse de seus conterrâneos.

Agora, em 2023, o governo federal fez uma nota desmentindo a fake news. Além de reforçar o que já havia sido dito por sites como o Boatos.org, o executivo reforçou que as acusações continuam sendo falsas em 2023. Leia trechos:

Embaixada da Palestina em Brasília não é ocupada pelo Hamas. Lote no Setor de Embaixadas Norte foi cedido aos palestinos mediante retribuição por terreno que abriga Escritório de Representação do Brasil em Ramalá […]

Como qualquer representação diplomática, trata-se de um espaço ocupado por pessoal ligado ao governo do país em questão. Neste caso, a Autoridade Nacional Palestina (ANP), órgão de autogoverno dos palestinos estabelecido pelo Acordo Gaza-Jericó. Os palestinos contam com a ANP para exercer funções de Governo e de Estado. Atualmente, a ANP é comandada pelo Fatah, partido palestino laico. Ao invés do repercutido pelas fake news, o Fatah é opositor ao Hamas. […]

É preciso notar que essa doação, feita nesses trâmites, são de praxe para todo e qualquer país ou povo. Diferentemente do que as peças de desinformação tentam fazer crer, a Embaixada da Palestina já está concluída desde 2016. Em 2015, a ANP realizou a doação de um terreno para uso do Brasil em Ramalá, na Cisjordânia.

É verdade que a TV Senado transmitiu o vídeo sobre Lula, PT e o Hamas e foi censurado?

Outra mentira. Na realidade, este texto que fala que “ TV Senado transmitiu e foi censurada” sempre acompanham vídeos aleatórios que são, via de regra, falsos. Nem o vídeo foi transmitido pela TV Senado tampouco foi “tirado do ar” (apesar de merecer ser tirado porque é uma fake news).

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o governo brasileiro, o PT ou Lula tenham construído uma embaixada para o Hamas guardar armas no Brasil. A alegação é falsa, se apoia em um texto falso (o que fala em TV Senado e censura), já havia sido desmentida e novamente foi refutada.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)