Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Lula tenha proibido entrega de donativos após enchentes em Lajeado, no Rio Grande do Sul

É falso que Lula tenha proibido entrega de donativos após enchentes em Lajeado, no Rio Grande do Sul

Lula proibiu distribuição de donativos até a sua chegada após enchente em Lajeado, no Rio Grande do Sul, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A distribuição de donativos para vítimas das chuvas das enchentes em Lajeado, Rio Grande do Sul, foram proibidas até a chegada de Lula à cidade.

Análise

No ano passado, o Rio Grande do Sul passou por um enchente que causou 48 mortes e atingiu milhares de pessoas. Na ocasião, circulou uma notícia falsa que aponta para doações em Lajeado em suspenso por causa de Lula.

Meses depois, a mesma história e o mesmo vídeo voltaram a viralizar na internet. Nas imagens, uma mulher que se identifica como Samara da ONG UPA de Sarandi alega que as doações a vítimas das enchentes em Lajeado (interior do Rio Grande do Sul) estavam em suspenso esperando a chegada de Lula à cidade.

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

Junto ao vídeo, há pessoas apontando que o caso ocorreu agora, em maio de 2024. E, claro, não faltam xingamentos ao presidente do Brasil. Leia a mensagem que está viralizando na internet, a transcrição e o vídeo:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: Políticos sendo políticos. Não seria diferente agora, Olha essa denúncia! LULA proíbe distribuição de donativos até a sua chegada ao RS. Versão 2: Olha o que a turma do PT, estão fazendo com os donativos que foram recardados pra distribuir para população do Rio Grande do Sul, faz o L agora vocês que votou nesse lula e no PT.

Versão 3: LULA MANDA SUSPENDE DOAÇÕES, POIS ELE PRECISA CHEGAR PARA TIRAR FOTO, FAZER VÍDEO PARA INICIAR A CAMPANHA. ” HÁ MISERÁVEL” Versão 4: Em LAGEADO AS DOAÇÕES NÃO ESTAVAM SENDO DISTRIBUIDAS AOS NECESSITADOS DA TRAGEDIA, PORQUE ESTAVAM AGUARDANDO LULA PARA DESTRIBUIR. ESSE PRESIDENGUE NÃO TEM JEITO. E DISCURSO POLITICO NO VELORIO DA MULHER, E DISCURSO EM CIMA DAS DOAÇÕES ALHEIAS E OS FLGELADOS QUE AGUARDEM. QUE HORROR.

Transcrição: Pessoal aqui é a Samara, presidente da UPA de Sarandi. Estamos aqui em Lajeado fazendo apoio à TAMA e as ONGs aqui da região pra fazer recolhimento dos donativos de de ração que estão aqui da região e chegamos agora num centro de distribuição de lajeado e recebo recebemos a informação de que não vai ser liberado alimentos pra serem feito a doação, esse trabalho que os voluntários estão fazendo porque eles tem que o presidente Lula chegar em Lajeado pra fazer foto e vídeo e publicação em cima das das doações.

Então assim eh o que que é a política né? O pessoal está aqui as se voluntariando eh ONGs ajudando, pessoal se mobilizando de cidades eh de todo o Rio Grande do Sul de fora do estado pra região do Vale do Taquari e as as doações não estão sendo liberadas pra serem distribuídas pra população, pros animais e pras pessoas que estão precisando tem que aguardar o presidente Lula chegar na região pra fazer distribuição desses donativos. Então só pra né?

A gente vai eh passar essa informação que seja divulgada aí pro pessoal pra gente ver como que funciona as coisas. As pessoas passando fome, passando necessidade e estão esperando vim fazer politicagem em cima da tragédia alheia. Então pra repassar a informação pra vocês

Checagem

O Boatos.org fez uma checagem do conteúdo em setembro de 2023. Também fizemos um vídeo para o Quadro Não Se Engane da TV Brasil. Como estamos tendo que revisitar esta história, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) É verdade que Lula proibiu doações em Lajeado para vítimas da enchente até a sua chegada? 2) Em 2023, a história que apontava para a proibição de doações por parte de Lula em Lajeado era real? 3) O que mudou da outra situação de enchente para a de hoje?

É verdade que Lula proibiu doações em Lajeado para vítimas da enchente até a sua chegada?

Não é verdade. Conforme falamos, o vídeo que está circulando na internet foi gravado em setembro de 2023 e se mostrou uma fake news. Na época, o ministro da Secretaria de Comunicação Social Paulo Pimenta, o prefeito de Lajeado e a própria pessoa que gravou o vídeo desmentiram o fake. Agora, em 2024, sequer houve visita de Lula à cidade.

Em 2023, a história que apontava para a proibição de doações por parte de Lula em Lajeado era real?

Como os desmentidos que fizemos na época valem para hoje, relembre o que escrevemos sobre o assunto e também reveja os vídeos que fizemos:

Não é verdade [que Lula proibiu doações]. O vídeo, por si só, não tinha muitas informações, mas o conteúdo bombástico fez com que ele se espalhasse. Por isso, autoridades locais correram para desmentir a alegação contida no vídeo. O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, usou o Instagram para desmentir a informação.

O governo federal também desmentiu a acusação. Usando a própria publicação do prefeito da cidade, foi dito o seguinte: “Alerta de Fake News: É falsa a informação de que doações teriam parado de ser distribuídas em Lajeado (RS) por orientação do Governo Federal. O Governo já destinou R$ 741 milhões para atender as cidades atingidas, e segue dando todo o apoio necessário para os municípios do RS”.

Mais tarde, ainda no dia 10 de setembro, a própria mulher que gravou o vídeo “denúncia” fez uma segunda publicação se retratando da informação anterior e apontando que ela havia “se equivocado”.

Não é possível precisar os motivos que ela gravou o vídeo (o fato é que está sendo muito utilizado politicamente). Porém, tudo indica que ela não parece ter ficado feliz com a repercussão da fala e voltou atrás.

O que mudou da outra situação de enchente para a de hoje?

O mais visível é que as enchentes de 2024 têm consequências muito mais trágicas que a de 2023 (que foram horríveis). O número de mortos e pessoas atingidas já é maior do que a que ocorreu em 2023 (e foi mais concentrada na região do Vale do Taquari).

Assim como no ano passado, estão sendo necessárias doações para as vítimas das enchentes. Também assim como no ano passado, não há qualquer retenção de doações por parte do governo federal.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Lula esteja proibindo doações na cidade de Lajeado no Rio Grande do Sul. O vídeo que estava circulando na internet é de 2023, era fake na ocasião e continua sendo falso agora em 2024.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).