Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula foi processado na República Dominicana por corrupção, mostra vídeo #boato

Lula foi processado na República Dominicana por corrupção, mostra vídeo #boato

Boato – Vídeo de 2018 que denuncia que ex-presidente Lula foi processado na República Dominicana por corrupção se espalha pelo mundo, menos no Brasil.

Enquanto a população espera pelos próximos capítulos da condenação do ex-presidente Lula e o destino da corrida presidencial, as mentes brilhantes da internet alimentam com balelas as discussões nas redes sociais.

Nesse clima de incertezas sobre o destino do petista, chovem balelas na internet. Entre as mais recentes está a informação de que Lula foi processado na República Dominicana por corrupção. A prova da condenação seria um vídeo.

O vídeo mostra uma reportagem do programa “El Informe con Alicia Ortega” como a prova que o ex-presidente foi processado. Em sua descrição, a mensagem afirma que “Lula é processado na República Dominicana e notícia de espalha pelo o mundo, menos no Brasil”. Leia a mensagem e assista o vídeo:

Lula foi processado na República Dominicana por corrupção, diz boato
Lula foi processado na República Dominicana por corrupção, diz boato

Lula foi processado na República Dominicana por corrupção, mostra vídeo de 2018?

É claro e sabido por todos que Lula, de fato, possui vários processos e, inclusive, uma condenação. Mas essa história de “processado na República Dominicana” não é real. Isso acontece por vários motivos.

O primeiro está no fato de que o texto se baseia em um vídeo do programa El Informe, apresentado por Alicia Ortega na República Dominicana. Ao assistir o vídeo, chegamos a alguns detalhes importantes: o vídeo não é recente e está baseado em uma reportagem da Revista Época.

Na verdade, o vídeo foi publicado pelo canal do Youtube do “Noticias Sin”, que pertence ao programa, no dia 04 de maio de 2015. Como já mencionamos anteriormente, o vídeo está baseado na reportagem da Revista Época, publicada no dia 30 de abril do mesmo ano. A reportagem aponta que Lula poderia ter influenciado para que o governo da República Dominicana contratasse os serviços da Odebrecht.

Pois bem, de fato, em 2016, o Ministério Público Federal instaurou uma investigação criminal sobre as suspeitas de tráfico de influência internacional do ex-presidente Lula em favor da Odebrecht. Porém, ao contrário do que a mensagem diz, nem o vídeo afirma que Lula vai ser processado na República Dominicana (é só assistir e se esforçar a entender o espanhol de Alicia) e tampouco isso aconteceu depois. O processo (que também acusa Lula de interferir em Angola) corre “apenas” no Brasil.

Outro erro: o texto aponta que Lula foi denunciado por “corrupção” na República Dominicana. Neste caso, o petista não foi denunciado por esse crime e, sim (como dito antes), por tráfico de influência.

Por fim, o resumo da ópera: o vídeo é antigo e é baseado em uma matéria antiga. De fato, existem processos (ainda não concluídos) relacionados ao caso. Porém, nem o ex-presidente Lula é réu na República Dominicana e nem a denúncia sobre o caso é por corrupção. Ou seja, #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.