Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula pode ser preso a qualquer momento após descoberta de novo escândalo de ex-contador #boato

Lula pode ser preso a qualquer momento após descoberta de novo escândalo de ex-contador #boato

Lula pode ser preso a qualquer momento após descoberta de novo escândalo de ex-contador, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Lula pode ser preso a qualquer momento após descoberta de novo escândalo envolvendo seu ex-contador. 

Usadas para tumultuar o processo eleitoral e influenciar o voto da população, a poucos dias do segundo turno das eleições presidenciais, se intensifica o bombardeamento de fake news nas redes sociais e em grupos de WhatsApp.

A última que viralizou aponta para um escândalo envolvendo o ex-presidente e candidato à eleição, Luiz Inácio Lula da Silva. A mensagem, que circulou junto de um vídeo do jornalista Alexandre Garcia, afirma que Lula pode ser preso a qualquer momento após uma investigação envolvendo o seu ex-contador. Leia as mensagens:

Versão 1: URGENTE! Lula pode ser preso de novo! Pq a mídia ficou calada? Casa caiu para o Lula e seu contador João Muniz Leite, que ganhou 55 vezes na loteria ano passado. Alexandre Garcia analisa: ex-contador de Lula investigado. Justiça analisa pedido de sequestro de bens de João Muniz Leite. Versão 2:Putz, agora Michele e Alexandre Garcia twittando que Lula pode ser preso de novo!! Depois que o STF mandou soltar e anulou os processos estão pensando que isto rola? Bolsonaro e Lula deveriam os dois estar na cadeia, mas a população fez estas escolhas! O poder inebria seus egos! Versão 3: Alexandre Garcia,Dando declaraçoes alarmante só o lula. Garcia revela que Lula pode ser preso novamente após a descoberta desse novo escândalo. E agora? Eita

Lula pode ser preso a qualquer momento após descoberta de novo escândalo?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

O vídeo e as mensagens geraram um verdadeiro frenesi entre grupos bolsonaristas, afinal, a prisão do ex-presidente Lula significa o caminho livre para o presidente Bolsonaro, certo? Não, errado! E o motivo está no fato de que Lula não é investigado e, logo, não corre risco de ser preso.

Antes do cerne da questão, o básico: as mensagens carregam o enredo clássico dos boatos: texto vago, alarmista e sem datas e fontes confiáveis.  Pois bem, as imagens que apontam que Lula pode ser preso por “escândalo” ligado a João Muniz Leite, contador do ex-presidente entre 2013 e 2016, trata-se, na verdade, de um vídeo de alguns meses atrás em que o jornalista comenta o caso que veio à tona este ano.

Em junho de 2022, o Departamento Estadual de Investigações sobre Narcóticos (Denarc) pediu à Justiça o sequestro de bens do contador João Muniz Leite por suspeita de lavagem de dinheiro do crime organizado. De acordo com as investigações, o contador e sua mulher ganharam 55 vezes em loterias federais em 2021, em uma das vezes, ele dividiu o prêmio de R$ 16 milhões na Mega Sena com o traficante de drogas Anselmo Becheli Santa Fausta, o Cara Preta, considerado um dos principais fornecedores de drogas do Primeiro Comando da Capital (PCC).

Na época, a 1ª Vara e Crimes Tributários, Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro da Justiça estadual de São Paulo decretou o sequestro de R$ 45 milhões em imóveis e ônibus de integrantes do PCC e do contador João Muniz Leite, que foi responsável pelo Imposto de Renda do ex-presidente e que, até hoje, cuida da contabilidade e divide a sala com empresas do filho do petista, Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha. Apesar da proximidade, Lula e seu filho, no entanto, não foram alvos da investigação.

O vídeo foi lançado nesta época e, de lá para cá, não houve qualquer desdobramento que apontasse que Lula pudesse ser preso. Ou seja: o conteúdo em questão não está atual e representa algo que não se concretizou (e que não deve se concretizar).

Resumindo: Lula não pode ser preso a qualquer momento. Isso porque não existe nada na investigação que possa comprometer o ex-presidente a ponto de ser preso. Ou seja, tudo boato!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso