Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Foto que mostraria Domingos Brazão junto com Lula, Eduardo Paes e outros políticos é montagem

Foto que mostraria Domingos Brazão junto com Lula, Eduardo Paes e outros políticos é montagem

Lula, Paes, Cabral e Pedro aparecem em foto com Domingos Brazão, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Domingos Brazão apareceu em foto junto com Lula, Eduardo Paes, Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão.

Análise

Depois da prisão dos irmãos Brazão (Domingos e Chiquinho) por conta do assassinato de Marielle Franco, começou a circular na internet uma foto que “provaria” a ligação entre Domingos Brazão e Lula.

Na imagem, Domingos Brazão apareceria na imagem com Lula, Eduardo Paes, Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão. Leia algumas das mensagens que acompanham a foto:

JÁ QUE A ESQUERDA E A PRÓPRIA FAMILIA DE MARIELLE NAO FALA MAIS DELA EU COMEÇO O DOMINGO PERGUNTANDO

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

QUANDO VAI TER PRISÃO DO PETISTA DOMINGOS BRASÃO, ACUSADO DE MANDAR MATAR MARIELLE? #lula #bolsonaro QUEM MATOU MARIELLE? FOI ELE!!!

Checagem

A foto circulou muito na internet e, claro, levantou suspeitas sobre Lula. Porém, é falso que seja Domingos Brazão na foto. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que Lula, Paes, Cabral e Pezão apareceram em foto com Domingos Brazão? 2) Lula é um aliado político de Domingos Brazão? 3) O posicionamento político do acusado de mandar matar Marielle implica aliados políticos?

É verdade que Lula, Paes, Cabral e Pezão apareceram em foto com Domingos Brazão?

Não. Na realidade, a imagem em questão é uma montagem. Quem a pessoa que está com os políticos (incluindo Lula) é o hoje deputado federal Pedro Paulo.

A foto foi tirada em 2015 em um ato de apoio à candidatura dele à Prefeitura do Rio de Janeiro em 2016 (que ele perdeu).

Um detalhe: não é a primeira vez que uma montagem é feita em cima desta foto. Em 2017, circulou uma fake news que apontava que a pessoa que estava na imagem era Joesley Batista.

Lula é um aliado político de Domingos Brazão?

Hoje, não. Não é incomum circular na internet imagens que apontam que Domingos Brazão fez campanha eleitoral para Dilma Rousseff. Isso é verdade.

Também é verdade que ele fez campanha para Jair Bolsonaro em 2018 e 2022. Na realidade, as alianças seguiram determinações do partido e dizem menos sobre “amizades”. No momento, ele estava em um bloco político mais à direita do que pró-governo.

O posicionamento político do acusado de mandar matar Marielle implica aliados políticos?

Não necessariamente. Não é possível implicar um crime a Lula e a Bolsonaro (só para ficarmos nos exemplos mais óbvios) por conta de uma aliança política. Como um “bom” político do centrão, Brazão fez e desfez diversas alianças políticas com o passar dos anos.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que a Domingos Brazão posou na foto em questão com Lula, Pezão, Paes e Sérgio Cabral. A imagem que está circulando é uma montagem. Por sinal, não é a primeira que circula com a foto que tinha Pedro Paulo no clique original.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).