Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula e Maduro foram namorados em 1984 e apareceram de mãos dadas #boato

Lula e Maduro foram namorados em 1984 e apareceram de mãos dadas #boato

Lula e Maduro foram namorados em 1984 e apareceram de mãos dadas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Foto mostra uma imagem de Lula e Nicolás Maduro em 1984. Na época, eles eram namorados e estavam de mãos dadas.

O encontro entre presidentes da América do Sul já terminou, mas continua rendendo no mundo das fake news. Hoje, vamos falar de uma história descrita como de “amor” que voltou a circular na internet.

Uma imagem de estilo “vintage” de dois homens de mãos dadas está circulando como se fosse de Lula e Nicolás Maduro em 1984. Mais do que isso, legendas junto com a foto apontam que se trata dos presidentes do Brasil e Venezuela quando “eram namorados”. Leia:

EU JA DESCOFIAVA DISSO, ESSE LULA NUNCA ME ENGANOU DESDE DO PALCO COM DOIS HOMENS SE PEGANDO E ELE NA MAIOR FISSURA GOSTANDO OLHA AI APROVA KKKK BICHONA!. Lula e Maduro em 1984 entenderam agora?

Lula e Maduro foram namorados em 1984 e apareceram de mãos dadas?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Por conta do encontro entre presidentes da América do Sul e os criticados elogios de Lula para Maduro, a história voltou a circular. Porém, é falso que Lula e Nicolás Maduro foram namorados em 1984 e foram flagrados de mãos dadas.

Esta fake news foi desmentido no Boatos.org em 2019 e é uma “evolução” de uma balela que circulava na internet em 2014. Na primeira versão, um dos homens com as mãos dadas “ganhou” um bigode parecido com o de Maduro. Na segunda, o outro homem “ganhou” a barba de Lula. Relembre o que escrevemos a respeito do assunto.

Quando começamos a receber a imagem, bastou uma busca interna no Boatos.org para nos depararmos com a história real por trás da foto. O motivo é simples: no dia 23 de fevereiro de 2014, o Boatos.org desmentiu uma história quase igual.

A única diferença no “causo” é que o “casal” era Maduro e um outro homem. A história chegou a ser traduzida para o Hablillas.org. Como a explicação é parecida, relembre o que escrevemos na época.

Junto à imagem (publicada em um site chamado Diário de Tenerife), há um texto que aponta que a foto foi proibida em redes sociais na Venezuela, que a foto com o namorado antigo foi tirada na Venezuela, que Maduro envelheceu e esqueceu do passado e que a foto era realmente verdadeira. Mas será que a foto é realmente verdadeira?

Resposta curta e grossa: não. É impossível determinar qual é a orientação sexual do presidente da Venezuela (apesar de haver indícios fortes de que ele é hétero), é possível afirmar que a foto não é dele. 

Fizemos uma busca sobre a imagem na internet e chegamos à conclusão que se trata de um ensaio fotográfico de uma revista russa que mostra como eram os shorts usados nos anos 60 e 70. Note que o homem que seria Nicolás Maduro está um pouco diferente, não?

Ao homem do lado direito da imagem foi apenas incluso um bigode e, como em um passe de mágica, temos a imagem do presidente Nicolas Maduro quando era jovem. Ou seja, a imagem é uma montagem. Uma brincadeira com o, odiado por muitos, presidente da Venezuela.

Resumindo: é falso que a foto de 1984 mostra Lula e Nicolás Maduro de mãos dadas e seja a prova de que eles são namorados. Trata-se de uma fake news que circula há anos na internet e, por conta de uma ocasião, voltou a circular em 2023.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm