Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula justifica aumento dos combustíveis dizendo que idosos precisam tirar a “bunda do sofá” #boato

Lula justifica aumento dos combustíveis dizendo que idosos precisam tirar a “bunda do sofá” #boato

Lula diz que idosos precisam tirar a “bunda do sofá” para justificar aumento dos combustíveis, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Para justificar o aumento no preço dos combustíveis, o presidente Lula disse que os idosos (pessoas de terceira idade) precisam tirar a “bunda do sofá”.

Tal qual outros políticos (como o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro), Lula, volta e meia, solta alguma declaração forte que chama atenção da imprensa e de “aliados bombeiros” que precisam sair explicando e “apagando incêndio por aí”. Foi a partir desta fala que surgiu uma história na internet.

De acordo com mensagens que estão circulando online, Lula deu uma declaração para justificar o “aumento no preço dos combustíveis”. Ele teria falado para idosos (pessoas de terceira idade) “tirarem a bunda do sofá e andarem a pé”. Lei uma das mensagens que circula junto ao vídeo do presidente:

“COMO QUE A GENTE VAI FAZER PARA ESSAS PESSOAS DE TERCEIRA IDADE TIRAR A BUNDA DO SOFÁ?” – Luiz Inácio Lula da Silva Em justificativa ao aumento do preço dos combustíveis…

Lula diz que idosos precisam tirar a “bunda do sofá” para justificar aumento dos combustíveis?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A história se espalhou com muita força na internet e serviu como combustível para quem é crítico de Lula. Porém e apesar de Lula ter dado a tal declaração, ela nada tem a ver com o aumento dos combustíveis.

Logo de cara, percebemos algo errado na afirmação em questão: Lula, em nenhum momento, relaciona o “pedido aos idosos” ao “aumento dos combustíveis”. Ao buscar pela fala, logo descobrimos que ela não tem qualquer relação com o preço da gasolina.

O próprio governo desmentiu, na página da Secretaria de Comunicação, que classificou a acusação como fake news. Veja o que foi escrito no site do órgão em questão:

A Secretaria de Comunicação Social afirma que é mentira que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, mande idosos andarem a pé por causa dos preços dos combustíveis. Essa fake news, que circula por meio de aplicativos de mensagens e que também foi divulgada por perfis de alguns políticos, utiliza trecho de um pronunciamento realizado durante a campanha eleitoral de 2022, em que o então candidato exorta a população da terceira idade a realizar exercícios.

No vídeo, Lula, durante encontro com representantes do segmento esportivo em São Paulo (SP), no dia 29 de setembro de 2022, critica a ausência no país de uma cultura da atividade ao ar livre e de espaços públicos específicos e seguros para a realização de exercícios. O presidente faz, então, uma defesa enfática da prática de esporte e da caminhada por parte da população da terceira idade.

A fala em seu devido contexto: “Você não tem nas cidades os espaços abertos para que a sociedade possa se manifestar. Na China, por exemplo, você passa em qualquer esquina de manhã e tem um pessoal que está dançando, está fazendo ginástica. Aqui no Brasil, as pessoas têm medo de uma bala perdida. Sabe, aqui no Brasil as pessoas não fazem e não têm cultura. E não tem provocação. O meu ministro da Saúde, o primeiro, era o Humberto Costa. E eu tinha vontade de andar e colocar na televisão o presidente andando. Fazer uma provocação para as pessoas da minha idade andarem. Andar! E o Humberto falava ‘não, eu não posso deixar você andar porque você fuma’. E o coitado do Humberto ele tem asma e ele não fuma. Eu falava ‘eu não vou andar fumando, cara, eu vou mostrar que ando, vou mostrar que ando seis quilômetros a uma velocidade boa’. E não, não foi feito. Como é que a gente vai fazer essas pessoas de terceira idade tirar a bunda do sofá e andar um pouco a pé? Deixar de ver televisão, deixar de ver bobagem na televisão e falar pro cara: ‘Vai comprar pão, vai a pé. Pega tua esposa, pega na mão dela e vai andar meia hora a pé. Vai fazer qualquer coisa’. Mas não há estímulo, não há espaço. Sabe, ninguém vai andar na rua. Aqui tem gente que corre com um milhão de carros passando perto dele e ele está respirando o gás carbônico. Não é possível que alguém não diga ‘ô cara, você não pode andar aqui porque aqui é proibido. Esse gás que você está respirando é venenoso’. Não, o cara não tem onde ir ele vai. Quem tem sorte vai no Parque do Ibirapuera. Mas quem pode ir no Ibirapuera?”

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula disse que aumentou o preço dos combustíveis porque os idosos não andam a pé. Trata-se de uma distorção de uma fala de 2022 do presidente que tem, na realidade, a ver com o aumento dos combustíveis.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso