Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo que está circulando na internet não é do G20 na Índia e não prova que Lula foi ignorado

Vídeo que está circulando na internet não é do G20 na Índia e não prova que Lula foi ignorado

Lula foi ignorado por líderes mundiais no G20 da Índia, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato –  Lula foi ignorado na reunião do G20 realizada na Índia durante a foto oficial. Vídeo flagrou o momento. 

  Análise

Começou a circular na internet, após o fim da reunião do G20, realizada na Índia, um vídeo que provaria que Lula é uma vergonha nacional. Nas imagens, compartilhadas com um “quê” de deboche, o presidente brasileiro é supostamente ignorado por outros líderes estrangeiros.

Junto ao vídeo, há mensagens como “Ignorado, lula é ignorado por líderes mundiais no G20, ele até tentou pescar uma atenção do Macron mas não deu” e “LULA É IGNORADO POR TODOS OS PRESIDENTES DO G20”. Assista ao vídeo:

@hineraski🤣🫣🫣🫣🫣♬ Petista eu te avisei – SHELBY☑️

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões. 1) O vídeo que está circulando na internet foi gravado na reunião do G20 na Índia? 2) Lula foi, de fato, ignorado no vídeo por líderes do G20? 3) Lula foi ignorado por líderes mundiais na Índia?

O vídeo que está circulando na internet foi gravado na reunião do G20 na Índia?

Para começar, o vídeo em questão não foi gravado na reunião do G20 na Índia. Ao fazer uma busca reversa sobre o arquivo, descobrimos que ele não é da reunião do G7 com outros líderes mundiais realizada em julho deste ano em Hiroshima. Ou seja: qualquer ligação com declarações de Lula não fazem sentido.

Lula foi, de fato, ignorado no vídeo por líderes do G20?

O vídeo tem um trecho recortado no qual os líderes saem do local da foto oficial, Biden e Macron ficam conversando, o presidente de Comores (que era o mais próximo a Lula) tenta entrar na conversa e o presidente do Brasil sai sozinho. Porém, ao olhar este trecho maior, é possível ver que Lula não foi tão “ignorado assim”. Ele até entrou de mãos dadas com o “amigo de Comores”.

Lula foi ignorado por líderes mundiais na Índia?

Nos registros de imagens do G20, publicadas na página oficial do encontro no YouTube, não é possível ver que Lula estivesse isolado. Pelo contrário, os líderes mundiais pareciam bem entrosados.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Além de o vídeo que está circulando na internet não ser da reunião do G20, ele não prova que Lula foi ignorado por outros líderes na reunião ocorrida na Índia. Na nossa classificação, o conteúdo entra como “boato sem comprovação”.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm