Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula tem um gabinete dentro da PF em Curitiba para despachar #boato

Lula tem um gabinete dentro da PF em Curitiba para despachar #boato

Lula tem um gabinete dentro da PF em Curitiba para despachar, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O STF autorizou que o ex-presidente Lula tenha um gabinete dentro da sede da Polícia Federal (PF) em Curitiba. Lá ele pode despachar, receber amigos e dar entrevistas.

A prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está prestes a completar um ano e meio e continua cercada de polêmicas. De um lado, a turma do “Lula Livre” reclama que a prisão foi injusta. Do outro, a turma do “Lula tá preso” reclama de supostas “mordomias” que ele teria no local onde está detido. O “segundo grupo” está publicando com força uma informação.

De acordo com mensagens que circulam na internet, o STF passou a permitir que Lula tenha um gabinete (tipo como quando era presidente) no qual poderia “despachar”, receber visitas e dar entrevistas. A prova seria uma imagem do tal gabinete. Leia duas versões da imagem que circula por aí:

Versão 1: Novidade da pior espécie. O STF liberou um “gabinete dentro da PF para o presidiário poder despachar. Parem o Brasil, pois eu quero descer. Versão 2: VOCÊ SABIA? Lula tem um “gabinete’ dentro da PF em Curitiba. Na sala, o presidiário pode despachar, receber amigos e dar entrevistas. Realmente, no crime organizado, as ordens partem de dentro dos presídios. Parem o Brasil, pois eu quero descer!

Lula tem um gabinete dentro da PF em Curitiba para despachar e receber amigos?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Muita gente compartilhou a tal imagem como “a prova do crime” e começou a adjetivar o caso por aí. Só há um detalhe nisso tudo: a história que aponta que Lula tem um gabinete dentro da PF (tipo de presidente) não procede. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Primeiro ponto: a mensagem. Se você lê o Boatos.org com frequência, pode identificar que ela tem algumas características de boatos online. Uma delas é o caráter vago (a mensagem sequer dá o contexto da imagem). Além disso, é alarmista, tem erros de português e não cita nenhuma fonte confiável (aliás, não cita fonte alguma).

Sem nenhuma citação a fontes, resolvemos buscar por mais detalhes sobre a tal decisão do STF relacionada a “gabinetes” para Lula. Como é de se imaginar, nada encontramos. Não há qualquer decisão que aponte que ele tem direito a uma “sala de reuniões própria dentro da PF”.

Neste sentido, é importante frisar que Lula (assim como o ex-presidente Michel Temer quando foi preso preventivamente) tem algumas prerrogativas na prisão. Uma delas é poder ficar preso em uma sala especial (ou seja, dentro da sede da PF). Porém, não há nada sobre gabinetes para poder despachar.

Ok. Mas se Lula não tem gabinete “exclusivo na PF” onde foi tirada a foto? Simples: na sala de visitas da sede da Polícia Federal. A foto em questão foi tirada durante encontro do ex-presidente e seus advogados com representantes do Conselho Nacional de Direitos Humanos. A mesma sala foi usada para entrevistas. Porém, não é “exclusiva de Lula”.

Vale dizer que as próprias visitas de amigos e parentes ao ex-presidente são limitadas às quintas-feiras. Ou seja: ele não tem um “espaço livre” para receber visitas. A exceção fica para os advogados do ex-presidente (que podem visitar até duas vezes ao dia) ou por “permissões” dadas pela Justiça (como de entrevistas).

Resumindo: a história que aponta que Lula tem um gabinete exclusivo na PF para despachar é falsa. Além de ele só poder receber visitas uma vez por semana, não há qualquer informação de que a sala da PF seja um “escritório exclusivo”. A denúncia só existe em mensagens do WhatsApp e Facebook e é só mais um boato que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.