Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Não é verdade que Lula tenha sido recebido por “zero autoridades” em visita à Espanha

Não é verdade que Lula tenha sido recebido por “zero autoridades” em visita à Espanha

Lula foi recebido por zero autoridades em visita à Espanha em 2024, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O presidente Lula foi recebido por zero autoridades quando realizou uma visita oficial à Espanha em 2024.

Análise

A questão da política internacional relacionada ao governo Lula ainda está sendo muito explorada pela oposição ao presidente. A prova disso está na quantidade de fakes que apontam para a “imagem de Lula no mundo”.

A última das histórias aponta que Lula teria passado por um vexame quando realizou uma visita à Espanha. Com a sugestão de que o vídeo é de 2024, circulam imagens de Lula e Janja chegando tranquilamente a um aeroporto.

Junto ao vídeo, é dito que essa seria uma situação “inédita”: de que o governo do Brasil teria chegado a uma visita oficial sem ter sido recebido por nenhuma autoridade. Leia a mensagem que circula online e assista ao vídeo:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

LULA CHEGA A ESPANHA E É RECEBIDO POR ZERO AUTORIDADES! A primeira vez na História do Mundo, que um chefe de estado, com visita agendada chega a um País e não tem nhuma autoridade para recebe-lo, isso aconteceu com o Carniça, na chegada dele a Espanha, foi humilhante, vergonhoso Esse vídeo merece ser espalhado em Massa!!

Checagem

Como a história tem se espalhado com força nos últimos dias, vamos realizar a checagem do conteúdo respondendo às seguintes questões: 1) É verdade que Lula fez uma visita oficial à Espanha em 2024? 2) Quando Lula visitou a Espanha não foi recebido por nenhuma autoridade? 3) Nunca um presidente viajou para outro país e não teve nenhuma autoridade para o recepcionar?

É verdade que Lula fez uma visita oficial à Espanha em 2024?

Não. Na realidade, o que houve em 2024 foi o contrário. O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, visitou o Brasil no dia 6 de março de 2024. Durante o encontro foram destacados memorandos e promessas de parcerias entre os dois países. Lula não foi a Espanha neste ano.

Quando Lula visitou a Espanha não foi recebido por nenhuma autoridade?

Na realidade, Lula fez uma visita à Espanha em 2023. Na ocasião, o presidente visitou o país ibérico após realizar uma visita a Portugal. Outro detalhe: apesar de o vídeo demonstrar “tranquilidade” e “discrição”, é falso que nenhuma autoridade espanhola foi receber Lula.

Na realidade, este vídeo mostra que Lula foi, sim, recepcionado por representantes do governo da Espanha quando chegou ao país. Durante a visita, ele foi recebido por Sánchez e também pelo rei do país, Felipe VI. 

Nunca um presidente viajou para outro país e não teve nenhuma autoridade para o recepcionar?

Não é possível responder essa questão. Na realidade, toda visita oficial de um chefe de estado de um país para outro tende a ter um cerimonial. Porém, é possível que aconteça. Há notícias de reclamações de uma visita de Justin Trudeau (primeiro-ministro do Canadá) à Índia em fevereiro, e do presidente da Alemanha ao Catar no ano passado. Não é comum (e nem elegante), mas é possível.

Conclusão

Fake news ❌

Não é verdade que Lula não tenha sido recebido que por nenhuma autoridade na Espanha. Além de o presidente brasileiro não ter realizado nenhuma visita ao país neste ano, o vídeo foi retirado de contexto.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).