Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo que está circulando como de “vergonha de Lula” é de evento sem presença do presidente

Vídeo que está circulando como de “vergonha de Lula” é de evento sem presença do presidente

Lula foi humilhado durante convenção em Portugal ontem, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Lula foi chamado de “bandido” e passou vergonha durante convenção realizada em Portugal ontem.

Análise

Desde que anunciou sua volta à política brasileira, Lula tem sido perseguido por fake news na internet. E as histórias falsas sobre ele chegaram a diminuir nos últimos meses, mas não deixaram de existir.

Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, Lula teria passado vergonha durante uma convenção realizada em Portugal ontem. Segundo a publicação, um dos participantes teria dito que “Lula da Silva é um bandido” e Lula teria passado vergonha enquanto todos os presentes aplaudiram a afirmação. Confira:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Versão 1: “Que beleza! Ontem em uma convenção em Portugal, Lula foi citado como um exemplo de que “bandido é bandido”. Isto a imprensa não noticia, mas nós temos as redes sociais para mostrar e sentar o dedo para compartilhar”. Versão 2: “VEXAME INTERNACIONAL! LULA HUMILHADO EM PORTUGAL e FRANÇA! VÍDEO VIRALIZOU NAS REDES!”. Versão 3: “VEXAME INTERNACIONAL! LULA HUMILHADO EM PORTUGAL! VÍDEO VIRALIZOU NAS REDES! QUE VERGONHA!”.

A história viralizou rapidamente nas redes sociais, em especial, no X (antigo Twitter), no YouTube e no Facebook e deu o que falar em grupos extremistas. Apesar disso, a história nos deixa com dúvidas. Ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto.

A partir daí, resolvemos buscar por mais informações e vamos te explicar em três passos o motivo para não acreditar nessa história: 1) Lula foi humilhado durante convenção em Portugal ontem? 2) Qual foi o evento utilizado na mensagem que está circulando online? 3) É possível dizer que Lula foi humilhado no vídeo gravado em Portugal?

Checagem

Lula foi humilhado durante convenção em Portugal ontem?

Não. Para começo de história, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não esteve em Portugal recentemente e muito menos esteve presente no tal evento. Logo, não tem como ele ter sido humilhado pessoalmente. Ao procurar por mais informações, descobrimos que o evento não aconteceu “ontem”.

Qual foi o evento utilizado na mensagem que está circulando online?

O evento em questão foi a 5ª Convenção Nacional do Chega (um partido político de direita radical português). O homem que aparece no vídeo é André Ventura, presidente do partido Chega e deputado na Assembleia da República Portuguesa.

No dia 13 de janeiro de 2023, André Ventura já havia causado frisson após chamar Lula de bandido na tribuna do Parlamento português. Na oportunidade, Ventura foi imediatamente repreendido pelo presidente da Assembleia da República Portuguesa.

É possível dizer que Lula foi humilhado no vídeo gravado em Portugal?

Não. Apesar de ser uma questão de opinião, a série de acusações que circulam na internet não passam de retórica política e não apresentam nenhuma comprovação do caso. E uma vez que se tratava de um evento fechado para um grupo específico de pessoas que já demonstraram insatisfação com Lula anteriormente, não podemos dizer que se trata de uma humilhação.

Conclusão

Fake news ❌

Lula não foi humilhado ontem em uma convenção em Portugal. Lula não visita o país português há algum tempo e não estava ontem em Portugal. Na realidade, o vídeo foi retirado de uma gravação da 5ª Convenção Nacional do Chega (partido radical de direita português. O homem que aparece na gravação é André Ventura, presidente do partido e deputado na Assembleia da República Portuguesa. André já tem um histórico de insatisfação e ataques a Lula. E como se trata de um evento fechado com um grupo específico de pessoas que não gosta de Lula, não podemos dizer que foi uma humilhação.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)