Boato – O presidente Lula foi agredido após prometer picanha, churrasquinho e cervejinha para os brasileiros.
Análise
Tem circulado na internet um vídeo que mostraria uma suposta agressão ao presidente Lula. No vídeo, ele aparece perante o que aparenta ser um púlpito e fala sobre todo o brasileiro poder comer um “churrasquinho” e tomar “uma cervejinha”.
No meio disso, um homem tenta saltar sobre ele. No final, ele diz “por favor, me ajuda” e o vídeo é cortado. Leia algumas das mensagens que circulam online e assista ao conteúdo:
Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos
Lula agredido no congresso, abaixo a agressão. Eleitor do Lula decide arrancar a picanha do coro dele, após 1 ano esperando…
@acordabr2 #acordabrasil #meme #humor #urgente #esquerdalixo #aesquerdapira #fazoL #lula #picanha #foryou #governolula #direitaconservadora #direitabrasil #noticiastiktok #vaiprofycaramba #fy ♬ som original – Acorda Brasil 🇧🇷🌍
Checagem
Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes perguntas: 1) É verdade que Lula foi agredido por um homem enquanto falava em picanha e cervejinha? 2) Qual é o vídeo utilizado na montagem? 3) De quando são as falas de Lula utilizadas na montagem?
É verdade que Lula foi agredido por um homem enquanto falava em picanha e cervejinha?
Não. Na realidade, o vídeo (que, convenhamos, até que é engraçado) é uma montagem de Lula em cima de uma tentativa de agressão real e que não ocorreu no Brasil.
Qual é o vídeo utilizado na montagem?
O caso ocorreu no dia 4 de janeiro deste ano. Na ocasião, a juíza Mary Kay Holthus sofreu uma tentativa de agressão após negar liberdade condicional a um homem em um tribunal no estado de Nevada (EUA).
De quando são as falas de Lula utilizadas na montagem?
As falas de Lula são de duas ocasiões diferentes. O vídeo em que ele fala “se preparem porque a gente vai voltar a fazer o nosso churrasquinho no final de semana” é de um comício gravado no período eleitoral de 2022.
Já o trecho em que ele fala “por favor, me ajuda” é do discurso de posse dele no início de 2023. Ele falava sobre cartazes de pessoas em situação de rua em semáforos.
Conclusão
Fake news ❌
É falso que Lula tenha sido quase agredido por um homem após falar em churrasquinho, cervejinha e picanha. O vídeo é uma montagem e a história é falsa.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).