Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo mostra Lula falando que o PT é fascismo, nazismo, menos democracia #boato

Vídeo mostra Lula falando que o PT é fascismo, nazismo, menos democracia #boato

Boato – Ex-presidente Lula teria afirmado que o PT não é democrático, nazista, fascista e ensinou formas controversas de conquistar novos filiados.

Quando o assunto é política, o buraco é sempre mais embaixo. Boatos são muito comuns e a nossa equipe desmente vários ao longo das semanas. E quando se trata do ex-presidente Lula, as falsas histórias pulam igual pipoca nas nossas redes sociais.

E nesses últimos dias, o ex-presidente foi personagem de mais uma história que andou chamando a atenção de muitos usuários nas redes sociais. Segundo o vídeo, que foi difundido rapidamente entre os usuários, Lula teria dito que o PT é fascista e nazista, menos democrático. Confira:

Ex-presidente Lula teria dito que PT é fascista e nazista?

De fato, existe gente que adora descobrir os deslizes de políticos e famosos, mas sinto informá-los que essa história do ex-presidente Lula é completamente falsa. Quer saber o porquê? Então, continua lendo.

Lula, realmente, fez um discurso nos últimos e você pode ver o vídeo original logo abaixo, mas o vídeo que circula online foi totalmente editado para parecer algo que não é. Esse discurso aconteceu em uma convenção do PT para angariar novos filiados ao partido.

Vídeo: é falso que Quiz do Pix dê R$ 150 para quem compartilhar no WhatsApp

Dessa forma, Lula não afirma, em nenhum momento, que o PT é nazismo, fascismo, tudo, menos democracia. Pelo contrário, o ex-presidente ressalta que não existe saída para o Brasil e para o mundo fora da política. “Fora da política, tem-se fascismo, nazismo, qualquer outra coisa, menos democracia”, disse. Ou seja, quem editou o vídeo, selecionou trechos para atribuir sentidos negativos ao Partido dos Trabalhadores.

Além disso, é importante ressaltar que Lula não disse que o partido deveria utilizar a menina Ana Júlia – que ficou famosa durante as ocupações nas escolas secundaristas no Paraná, em 2015 – somente em época de eleição. Quando o ex-presidente cita a jovem, no vídeo original, ele explica que chegou a ter vontade de filia-la ao PT, mas desistiu da ideia. Logo depois, explicou que a jovem foi para a Índia, mas que acreditava que ela poderia se filiar ao partido.

Em relação à fala sobre os donos de meios de comunicação serem obrigados a falar em quem irão votar, é fácil perceber que a história não é bem assim. No vídeo original, Lula ressalta que é “admissível o dono de um meio de comunicação, por meio do editorial, falar em quem irá votar”. Porém, o ex-presidente destaca que o noticiário não pode mentir.

Existem muitas outras afirmações, no vídeo que andou circulando pelas redes sociais, mas que são mentiras. Você mesmo pode assistir o vídeo original e comparar as falas. Portanto, apesar de todo furor nos últimos dias por conta da fala do ex-presidente Lula, o vídeo não passa de uma montagem. Sendo assim, confirmamos ser apenas mais um boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99432-5485.