Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula é expulso da cidade de Bagé após sair da prisão em 2019 #boato

Lula é expulso da cidade de Bagé após sair da prisão em 2019 #boato

Lula é expulso da cidade de Bagé após sair da prisão em 2019, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sendo chamado de ladrão e expulso da cidade de Bagé após sair da prisão em 2019.

A saída do ex-presidente Lula da sede da Polícia Federal em Curitiba, onde estava preso desde abril de 2018, completou cerca de dez dias. Neste período, o que não faltaram foram informações falsas na internet. A prova disso está em uma lista que o Boatos.org publicou com 21 fake news sobre o assunto. Não obstante, a lista só faz crescer.

A última história que circulou por aí dá conta de que o ex-presidente Lula foi expulso da cidade de Bagé (RS) em uma tentativa de visita realizada em novembro de 2019. A mensagem que circula em redes sociais e no WhatsApp é acompanhada de vídeo que mostra Lula sendo hostilizado aos gritos de ladrão. Leia algumas das mensagens que circularam online:

Versão 1: Lula é expulso da cidade de Bagé RS.kkkkkk eu acho é pouco. Versão 2: Lula sendo expulso da cidade de Bagé no Rio Grande do Sul, no dia 14/11/2019. Versão 3: Atitudes corretas Não deixe esse vídeo morrer!! Moradores de cidade do interior expulsam caravana de Lula e mostram que brasileiros de bem, que amam a liberdade somos a maioria! Repasse para 5 pessoas e vamos viralizar para defender nosso país!

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Lula foi expulso da cidade de Bagé após sair da prisão em 2019?

O que não faltou foi gente compartilhando o conteúdo como se fosse atual. Em uma das versões, postada em 14 de novembro de 2019, o vídeo tinha quase um milhão de views. Só há um detalhe: a filmagem não é atual. Vamos aos fatos.

O primeiro ponto que nos levou a desconfiar da veracidade da história está justamente no histórico de fake news pós-Lula livre que têm circulado no formato vídeo fora de contexto. Em um dos casos, aliás, que fala que ele foi hostilizado em Recife, o vídeo é, pasmem, o mesmo da história de hoje.

De fato, a filmagem ocorreu em Bagé (RS). Porém, é de março de 2018, antes mesmo de Lula ser preso. Na ocasião, ele foi visitar a Unipampa e enfrentou protestos de ruralistas. Como mostra a locução inicial do vídeo, do falecido jornalista Ricardo Boechat (e que também prova que o caso não ocorreu em novembro de 2019), houve confusão entre manifestantes favoráveis e contrários a Lula.

Vale dizer, inclusive, que a versão de que ele foi “expulso” da cidade é, digamos, um pouco exagerada. Isso porque (como mostra esse link), Lula cumpriu agenda em Bagé mesmo com os protestos. Vale dizer que um pouco mais de atenção em uma das versões já desvendava o caso: o vídeo do YouTube que mostra a confusão é datado de março de 2018.

Resumindo: de fato, houve protestos contra Lula na cidade de Bagé. Porém o caso, ao contrário do que mostra algumas mensagens, ocorreu em 2018 e não em novembro de 2019, após a saída dele da cadeia.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2s72BQx