Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula não foi proibido de entrar em Portugal porque André Ventura não venceu eleições

Lula não foi proibido de entrar em Portugal porque André Ventura não venceu eleições

Lula está proibido de entrar em Portugal após eleições no país, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Lula foi proibido de entrar em Portugal após resultado de eleições no país e promessa de André Ventura.

Análise

Durante a campanha eleitoral em Portugal, uma fala do candidato André Ventura acabou repercutindo no Brasil. Membro do Chega! (partido de extrema-direita), ele anunciou que tomaria uma medida drástica se eleito.

Em algum momento da campanha, ele disse que o presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva seria proibido de entrar em Portugal caso ele fosse eleito como primeiro-ministro do país.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Após o resultado das eleições, muitas pessoas passaram a falar que Lula estaria proibido por conta do anúncio de André Ventura. Isso ocorreu após a vitória da centro-direita no país. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Lula será proibido de pisar em Portugal! E se pisar será preso! A direita venceu em Portugal…. Depois de anos sendo sugado pela desgraça esquerda, dão o pé na bunda e a direita reina em Portugal…. #ForaLulaeSuaQuadrilha

Checagem

Em meio a “comemorações” de opositores de Lula, estamos aqui para realizar a checagem do conteúdo respondendo às seguintes questões: 1) Qual é o contexto da fala de André Ventura sobre Lula ser proibido de entrar em Portugal? 2) Lula foi proibido de entrar em Portugal após o resultado das eleições? 3) Havia alguma chance de isso ocorrer se André Ventura fosse eleito?

Qual é o contexto da fala de André Ventura sobre Lula ser proibido de entrar em Portugal?

Durante um comício em Portugal, André Ventura disse que se o Chega! ganhasse a eleição em Portugal, ele não deixar Lula entrar no país em 25 de abril. Além disso, ele chamou Lula de corrupto e disse que o presidente brasileiro iria ficar no aeroporto e iria ser preso se insistisse. Veja:

Lula foi proibido de entrar em Portugal após o resultado das eleições?

Não foi por um simples motivo: O Chega! perdeu as eleições no país. Depois do resultado das eleições presidenciais, a coalização de centro-direita Aliança Democrática venceu as eleições. Como o país é parlamentarista, a Aliança Democrática terá que fazer composições para eleger o primeiro-ministro. E uma coisa está decidida: não será feita aliança com o Chega!. Ou seja: André Ventura não poderá decidir nada.

Havia alguma chance de isso ocorrer se André Ventura fosse eleito?

Não sabemos. Em um exercício de “se”, podemos imaginar dois cenários: 1) Ele manter a “promessa” e Lula falar também que “não quer dialogar com governo de extrema-direita”. 2) Ele amenizar o discurso e aceitar o diálogo. Não é possível dizer qual cenário prevaleceria.

Conclusão

Fake news ❌

Não é verdade que Lula tenha sido proibido de entrar em Portugal. A “promessa” (que nem sabemos se será cumprida) foi feita por um candidato derrotado nas eleições e André Ventura não terá (pelo menos agora) oportunidade de colocar a proibição em prática.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).