Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Presidente Lula não está com câncer no cérebro e esse não é o motivo pelo qual ele está “sumido”

Presidente Lula não está com câncer no cérebro e esse não é o motivo pelo qual ele está “sumido”

Lula está com câncer no cérebro e por isso está sumido, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Imagens que circulam na internet mostram que presidente Lula está com câncer no cérebro e, por isso, está sumido da mídia.

  Análise

A saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem sido o foco de atenção nas últimas semanas. Isso porque, no dia 29 de setembro de 2023, Lula se submeteu à uma cirurgia para a colocação de uma prótese no quadril, devido à um quadro de artrose, e uma blefaroplastia, para a retirada do excesso de pele nas pálpebras dos olhos.

Mas de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, Lula estaria com mais problemas. Segundo uma publicação, Lula teria sido diagnosticado com câncer no cérebro e esse seria o motivo pelo qual Lula anda sumido da mídia e das redes sociais. Confira:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 1: “LULA está com CÂNCER CEREBRAL e por isso se afastou das mídias? Exames revelam toda verdade”. Versão 2: “LULA está COM CÂNCER NO CÉREBRO e POR ISSO SUMIU? MÉDICO TRAZ TODA A VERDADE”. Versão 3: “NADA Q A CADEIA Ñ CURA. LULA está com CÂNCER CEREBRAL e por isso se afastou das mídias?”. Versão 4: “LULA com Câncer no cérebro, Demoro pra tão renomada equipe médica descobrir o que eu já vejo há tempo ! A semente deste câncer foi ele mesmo que fabricou no Brasil”.

A história logo se espalhou pelas redes sociais, em especial, no YouTube, no Facebook e no X (antigo Twitter), deixando muitos brasileiros preocupados. Apesar disso, algumas características dessa história nos deixam intrigados, como o caráter completamente vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis. Essas são características recorrentes em fake news na internet.

A partir daí, separamos três questões para te responder o porquê você não deve acreditar nessa história: 1) Lula está com câncer no cérebro e por isso sumiu? 2) Por que o Lula está “sumido”? 3) Há alguma chance de o presidente estar com câncer?

Checagem

Lula está com câncer no cérebro e por isso sumiu?

Não. Os conteúdos que estão circulando na internet sobre Lula ter câncer no cérebro, na realidade, são conteúdos caça-cliques. Nesse tipo de conteúdo, há um título com uma informação bombástica (ou a sugestão de uma informação bombástica) e, quando a pessoa acessa o conteúdo, descobre que aquela informação não é respondida (ou não é verdadeira). Em alguns lugares, ainda há uma falsa checagem sobre o assunto. Pessoas se propõem a descobrir se a informação é verdadeira ou não, mas, na verdade, eles utilizam o recurso da checagem apenas para dar visibilidade à história falsa. No caso de hoje, ao clicar no conteúdo em questão, se depara com inúmeras publicidades e, em minutos, percebe que a história é falsa. Além disso, Lula está “sumido” por outro motivo.

Por que o Lula está “sumido”?

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em recuperação por conta de sua cirurgia no quadril e nas pálpebras. Como citamos anteriormente, Lula se submeteu à uma cirurgia para a colocação de uma prótese no quadril, após ser diagnosticado com artrose, e também à uma blefaroplastia, cirurgia para a retirada do excesso de pele nas pálpebras dos olhos. As intervenções cirúrgicas ocorreram no dia 29 de setembro de 2023 e ainda não completou um mês. É esperado que Lula ainda esteja em recuperação e descansando, para que não haja problemas futuros. De acordo com os médicos que acompanham Lula, a cicatrização completa das cirurgias deve ocorrer entre 4 a 6 semanas. Ou seja, Lula só estará liberado para suas atividades diárias a partir de novembro de 2023.

Há alguma chance de o presidente estar com câncer?

Lula enfrentou um câncer de laringe em 2011, logo após deixar o Palácio do Planalto. O presidente foi fumante por 50 anos. Na ocasião, Lula fez os tratamentos de quimioterapia e radioterapia e foi considerado curado em 2012. Desde então, Lula mudou completamente seu estilo de vida. Além de parar de fumar (em 2010, após uma crise de hipertensão), depois do tratamento do câncer ele também passou a fazer exercícios físicos diariamente e adotou uma alimentação mais saudável. Se isso não bastasse, após ser considerado curado do câncer na laringe, Lula também realiza exames anuais com seu médico Roberto Kalil Filho, com quem faz um acompanhamento rotineiro. E por fim, não existem indícios de que Lula esteja com câncer, muito menos no cérebro.

Conclusão

Fake news ❌

O presidente Lula não está com câncer no cérebro e o motivo de seu “sumiço” não é esse. Essa história surgiu do nada e, ao acessar os conteúdos, você percebe que se trata de um conteúdo caça-clique. Nesse tipo de conteúdo, as pessoas usam títulos com informações bombásticas, mas quando alguém acessa o conteúdo, percebe que ele não tem nada a ver com o título ou as informações apresentadas no título estão erradas. Não existem indícios de que Lula esteja com câncer. Já o sumiço do presidente do Brasil tem uma explicação simples: ele está de atestado médico após passar por duas cirurgias (uma no quadril e outra nas pálpebras dos olhos).

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)