Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula é dono da Folha de S.Paulo e detém 52% das ações de jornal #boato

Lula é dono da Folha de S.Paulo e detém 52% das ações de jornal #boato

Lula é dono da Folha de S.Paulo e detém 52% das ações de jornal, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Lula detém 52% das ações da Folha de S.Paulo. Em outras palavras, ele é o dono do jornal.

Com 2022 se aproximando, notícias falsas que servem para “esquentar” o processo eleitoral do ano que vem não param de circular na internet. Muitas delas, inclusive, circularam em 2018 ou 2017. É o caso da história de hoje.

Um print de uma mensagem publicada no Facebook com uma “denúncia” contra Lula está circulando na internet. De acordo com o texto, Lula seria o dono do jornal Folha de S.Paulo. Ele teria 52% das ações do jornal. O texto cita, inclusive uma matéria com o título “Jornal espanhol corrige declaração de Lula com crítica a Dilma”. Leia o texto que circula online:

Mas isso explica tudo! Folha de S.Paulo Jornal espanhol corrige declaração de Lula com critica a Dilma Escândalo nos bastidores! Lula detém 52% das ações da Folha de S. Paulo. Trocando em miúdos: Lula é o dono da Folha de S.Paulo.

Lula é dono da Folha de S.Paulo e detém 52% das ações de jornal?

Não demorou muito para a história se espalhar, em pleno 2021, em grupos bolsonaristas. Porém, não é verdade que Lula seja dono da Folha de S.Paulo ou tenha 52% das ações do jornal. Como desmentimos o boato em 2017, relembre o que escrevemos aqui no Boatos.org:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Vamos aos fatos! Nos últimos dias, a relação entre Jair Bolsonaro e a Folha de S.Paulo está estremecida. Reportagens das quais Bolsonaro não gostou do jornal (como a denúncia de que empresas estavam patrocinando postagens no WhatsApp) e mesmo pesquisas do Datafolha o motivaram a falar que ele iria “acabar com a mamata da Folha”. Nesse contexto, o meme dizendo que Lula é o dono do jornal surgiu na internet.

Dito isso, podemos encontrar a solução dessa história em três passos. O primeiro deles diz respeito à análise da própria mensagem. O texto possui as principais características de boatos online: é vago (joga a informação e não explica nada), alarmista e não apresenta nenhuma fonte confiável (na realidade, não apresenta nenhuma).

Ao procurar por qualquer informação sobre Lula ter algum tipo de propriedade no jornal, não encontramos nada. Vale ressaltar que como o ex-presidente enfrenta processos na Justiça e até teve bens bloqueados durante a investigação, ele sequer conseguiria comandar uma estrutura dessas. Vale dizer também que a Folha, assim como todo veículo de comunicação que se preze, enfrenta críticas por parte de Lula e do PT. Em 2010, por exemplo, recebeu uma crítica direta do ex-presidente.

Por fim, é importante destacar que a Folha de S.Paulo é uma empresa da família Frias desde a sua fundação. Ou seja, não existe nenhuma ligação entre Lula e e o veículo de comunicação.

Vamos apenas colocar uma informação adicional. Apesar de a matéria com o título “Jornal espanhol corrige declaração de Lula com crítica a Dilma” ser apontada como algo “muito favorável a Lula”, na realidade era apenas a correção de uma matéria que foi publicada pela Folha que utilizou o El Mundo como fonte.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula é dono da Folha de S.Paulo ou que tem 52% das ações do jornal. Na realidade, trata-se de um boato de 2017 que voltou, por algum motivo, a circular em 2021.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: