Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula diz que filhos não terão direito à herança quando pais morrerem porque bens vão para o governo #boato

Lula diz que filhos não terão direito à herança quando pais morrerem porque bens vão para o governo #boato

Lula diz que filhos não terão direito à herança quando pais morrerem porque bens vão para o governo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Lula anunciou que vai acabar com o direito à herança em seu governo. Filhos não terão mais direito de bens de seus pais quando eles morrerem.

Durante o período eleitoral, uma das fake news que mais circulou foi a que apontava que o presidente da Argentina Alberto Fernández havia decidido acabar com o direito à herança no país. Agora, uma história circula no Brasil.

Com base em um vídeo de uma live de Lula e Leonardo Boff, está circulando na internet uma mensagem que aponta o presidente eleito teria anunciado o fim do direito à herança no Brasil. A prova seria uma fala em que ele teria falado que, quando os pais morrerem, os filhos não terão direito aos bens. Tudo iria para o governo. Leia a mensagem que circula online:

Versão 1: Lula falando que quando os pais morrem, os bens serão do governo.  Os herdeiros não terão direito aos bens…. que herdeiros não trabalharam. Versão 2: Lula propagando o comunismo quando os país morrem a herança vai pro governo, porque quem quer se aproveitar das propriedades do falecido são parasita.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 3: LULA DIZENDO QUE BENS SERÁ DE GOVERNO. FILHOS NÃO TERÃO DIREITO À HERANÇA. ABSURDOOOO MEU DEUS!! VOCÊ QUE VOTOU NESSE SER AGORA FAZ O L Versão 4: Quando os pais morrerem os bens não serão dos herdeiros. Os filhos não trabalharam e não têm direito a herança. (Lula da Silva) Isso vai passar a vigorar a partir de 2023 no governo esquerdalha. Eu mesmo adorei essa medida… “CAMBADA DE VAGABUNDO QUERENDO HERDAR PATRIMÔNIO NÃO É BOM”.

Lula diz que filhos não terão direito à herança quando pais morrerem porque bens vão para o governo?

A tese se espalhou muito entre opositores do governo que está por vir. Porém, é falsa a informação que aponta que Lula anunciou o fim da herança no próximo governo. Na realidade, o que houve foi uma interpretação errada da fala dele.

As mensagens já nos deixam desconfiados da veracidade da informação. Elas têm características de fake news como o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis.

Ao buscar por mais detalhes sobre a fala de Lula, descobrimos algumas coisas que invalidam a tese. A primeira é que o vídeo sequer é de um “anúncio do governo”. Na realidade, o vídeo de Lula com Leonardo Boff foi gravado em junho de 2020. Assista ao trecho abaixo:

Ao analisar o conteúdo, podemos perceber uma coisa muito importante: em nenhum momento Lula diz que o fim da herança vai ocorrer no seu governo. Ele sequer fala que quer que os bens de alguém fique no governo.

Na realidade, o que ele indaga é porque algumas pessoas acumulam tanta riqueza (como, por exemplo, 130 bilhões). É aí que ele pergunta se é para deixar para herdeiros que nunca trabalharam. Você pode concordar ou não com a fala, mas tem que concordam que ele não fala em “deixar bens para o governo”.

Vale apontar que não há qualquer previsão de acabar com o direito à herança no plano de governo de Lula. E vamos convir que, mesmo que houvesse, trata-se de uma cláusula pétrea. Ou seja: isso só poderia ser revogado com uma nova Constituição. Vamos combinar que é algo que não ocorrerá.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula prometeu acabar com a herança em seu governo. Trata-se de uma fake news que surgiu de uma interpretação errada de uma fala dele em 2020.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: