Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula não convocou presos para manifestar a seu favor e rivalizar com Bolsonaro

Lula não convocou presos para manifestar a seu favor e rivalizar com Bolsonaro

Lula disse que vai convocar presos para fazer manifestação para rivalizar com Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Parar criar rivalidade com Bolsonaro, Lula decidiu convocar presos para manifestar a seu favor e Folha de S. Paulo deu a notícia

Análise

A manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, no dia 25 de fevereiro de 2024, em São Paulo (SP), repercutiu no Brasil e no mundo. Na oportunidade, Bolsonaro pediu anistia e criticou as penas aos envolvidos no ataque do dia 8 de janeiro de 2023.

E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não teria ficado nada satisfeito com a situação. Segundo uma publicação, Lula teria decidido rivalizar com Bolsonaro e teria convocado os presos de todas as penitenciárias para participar de uma manifestação a seu favor. Ainda segundo a publicação, Lula teria afirmado que vai chocar o mundo e a notícia teria sido veiculada no jornal Folha de S. Paulo. Confira:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

“RESPOSTA: Lula confronta Bolsonaro e convoca presos de todas as penitenciárias do país para uma mega manifestação: “Chocaremos o mundo””.

A história ganhou grandes proporções nas redes sociais, em especial, no X (antigo Twitter) e no WhatsApp. Apesar disso, a história apresenta alguns detalhes importantes, como o caráter vago, extremamente alarmista e a ausência de notícias em diversos veículos de comunicação confiáveis. Todas essas são características de fake news na internet e causam desconfiança.

A partir daí, resolvemos investigar um pouco mais essa publicação e, agora, vamos te contar todos os motivos para não acreditar nessa história: 1) Lula convocou presos de penitenciárias para rivalizar com manifestação de Bolsonaro? 2) Qual é a fonte que fala de convocação de manifestação de presos por Lula? 3) O que o presidente falou sobre o ato a favor de Bolsonaro?

Checagem

Lula convocou presos de penitenciárias para rivalizar com manifestação de Bolsonaro?

Não. Até porque não existe nenhuma lógica nisso. Os presos estão detidos e não podem sair das penitenciárias para participar de uma manifestação. Além disso, a história não foi veiculada em nenhuma fonte confiável. Se isso não bastasse, a página que soltou a informação não é a Folha de S. Paulo, mas sim um site satírico e humorístico.

Qual é a fonte que fala de convocação de manifestação de presos por Lula?

A fonte da informação é a página de humor “Falha de S. Paulo”. A semelhança do nome com a Folha de S. Paulo fez com que muitas pessoas acreditassem se tratar de uma notícia verdadeira. Mas basta ler a biografia da página para ver que se trata de uma brincadeira. Na descrição, a página afirma ser “um jornal a serviço dos memes” e que nada publicado ali deve ser levado a sério.

O que o presidente falou sobre o ato a favor de Bolsonaro?

Em uma entrevista concedida à RedeTV, no dia 27 de fevereiro de 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que a manifestação foi grande e levou muita gente às ruas, mas afirmou que a manifestação foi contrária à democracia e “em defesa do golpe”. Além disso, criticou o pedido de anistia de Bolsonaro, afirmando que isso, por si só, é a confissão do crime.

Conclusão

Fake news ❌

Lula não convocou presos para fazerem manifestação a seu favor e rivalizar com Bolsonaro. Essa história surgiu em uma página de humor chamada “Falha de S. Paulo” e foi retirada de contexto. A própria biografia da página mostra que se trata de uma página de memes e afirma que nada publicado ali deve ser levado a sério. Além disso, não faz o menor sentido convocar presos para participar de uma manifestação, uma vez que eles estão detidos e não vão sair dos presídios para isso.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).