Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Lula tenha falado que ninguém vai trabalhar no Brasil se não tiver o cartão de vacinação atualizado

É falso que Lula tenha falado que ninguém vai trabalhar no Brasil se não tiver o cartão de vacinação atualizado

Lula disse que ninguém vai trabalhar no Brasil se não tiver cartão de vacina atualizado, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Lula disse que ninguém vai trabalhar no Brasil se não tiver o cartão de vacina atualizado.

Análise

Tem viralizado na internet, principalmente entre os grupos antivacinas, um vídeo do presidente Lula falando sobre a importância de se vacinar contra a Covid-19.

Na presença da ministra da Saúde Nísia Trindade, Lula fala sobre medidas que obrigam a pessoa a se vacinar. O vídeo que está circulando tem o seguinte trecho: “Não trabalhará ninguém que não der cartão de vacina nesse país”.

Bastou isso para mensagens começarem a circular com a informação de que Lula teria dito que nenhuma pessoa poderia trabalhar dentro do Brasil se não tivesse se vacinado contra a Covid-19. Leia algumas das mensagens que circulam na internet, a transcrição do vídeo e o vídeo em si:

Vídeo: é falso que Quiz do Pix dê R$ 150 para quem compartilhar no WhatsApp

Versão 1: Ninguém vai trabalhar se não tiver cartão de vacina? Quem é o ditador facista agora? Versão 2: Segundo Lula, quem não tomar a vacina, não vai poder TRABALHAR no país. 🤡🤡 Deixo o comentário para vocês!! Lula diz que ninguém no país vai trabalhar se não tiver cartão de vacina. Faz o L.

Transcrição: Lula: Não trabalhará ninguém que não der cartão de vacina nesse país. Ninguém. Pessoas terão que ter cartão de vacina, exigir cartão de vacina para pessoas aprenderem a não se respeitar, respeitar os outros. Porque a pessoa pode até querer ter o direito de ficar doente, mas ele não tem o direito de transmitir a sua doença por outra pessoa.

@andre.aranda2023Segundo Lula, quem não tomar a vacina, não vai poder TRABALHAR no país. 🤡🤡 Deixo o comentário para vocês!!♬ som original – André

Checagem

Para realizar a checagem, vamos responder às seguintes questões: 1) Qual é o contexto do vídeo em que Lula fala sobre o cartão de vacinação? 2) Lula disse que ninguém que não tiver o cartão de vacina atualizado vai trabalhar no Brasil? 3) A fala do presidente sobre a vacinação está errada?

Qual é o contexto do vídeo em que Lula fala sobre o cartão de vacinação?

O vídeo em questão foi gravado no dia 10 de abril de 2023, na ocasião dos 100 dias de governo Lula. Enquanto falava de ações e planos, Lula falou diretamente a Nísia Trindade sobre uma decisão que havia tomado: a obrigar todos os funcionários do Palácio do Planalto a terem o cartão de vacinação atualizado. O UOL na época publicou o vídeo em seu canal do YouTube:

Lula disse que ninguém que não tiver o cartão de vacina atualizado vai trabalhar no Brasil?

Não. Como vocês podem ver no vídeo acima, houve uma edição grotesca para dar a impressão de que Lula estaria falando de todos os trabalhadores do Brasil. Na fala original, ele diz o seguinte: “nesse Palácio não trabalhará ninguém que não tenha cartão de vacina nesse país”. Ou seja: a medida estava restrita apenas a funcionário da Presidência da República.

A fala do presidente sobre a vacinação está errada?

Não. Uma coisa é fato: a pandemia está controlada apenas por um motivo: houve a vacinação em massa que garantiu a proteção contra a doença. Não é possível, de fato, obrigar as pessoas (com exceção de alguns grupos) a se vacinar. Porém, é altamente recomendável que se incentive a medida. Não só para a proteção individual como para a proteção coletiva.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Lula tenha dito que todas as pessoas do Brasil não poderão trabalhar se não tiverem o cartão de vacinação atualizado. A fala que está circulando na internet é do ano passado e foi distorcida para fomentar a fake news.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).