Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula não disse que não vai aceitar críticas porque é “presidente da República”

Lula não disse que não vai aceitar críticas porque é “presidente da República”

Lula disse, em vídeo, que não vai aceitar críticas, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Em vídeo, Lula afirma que não vai aceitar críticas à sua gestão, porque agora ele é o presidente da República

  Análise

Desde que resolveu lançar sua candidatura à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva tem sido alvo dos mais variados tipos de fake news nas redes sociais.

Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com um vídeo que está circulando nas redes sociais, Lula teria afirmado que não vai aceitar críticas ao seu governo. Segundo as imagens, Lula diz que nenhum dos integrantes do PT, dos partidos brasileiros ou dos partidos aliados da América Latina estariam proibidos de fazer críticas a ele. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

“Eu sou o presidente da República, tá proibido de fazer crítica a mim. Foi isso que você entendeu? Eu entendi isso: está proibido criticar o presidente da República. Vou pôr mais um pouquinho do vídeo. A gente não faz críticas públicas, porque as críticas interessa à extrema direita, não interessa ao povo. Se nós, se nós tivermos algum problema, com algum companheiro, a gente ao invés de criticá-los publicamente, a gente tem que conversar pessoalmente. Eu sou presidente da República, mas nenhum de vocês, nenhum, nem do PT, nem dos partidos brasileiros e nem dos partidos aliados da esquerda latino-americana. Está proibido de fazer críticas a mim”.

@ysleiajacintho #fy #CapCut #politica #presidente darepublica#presidentebolsonaro #presidentelula ♬ som original – Ysléia Silva Jacintho

A história viralizou nas redes sociais, em especial, no Tik Tok e entre grupos bolsonaristas e conservadores e causou um verdadeiro burburinho na internet. Apesar disso, a história de hoje apresenta características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e a ausência de notícias sobre o assunto (que com certeza seria um escândalo se fosse verdade).

Com isso, separamos três perguntas para colocar um ponto final nessa história e descobrimos se ela é verdadeira ou não: 1) Em que ocasião o vídeo foi gravado? 2) Lula disse que não vai aceitar críticas? 3) O que Lula quis dizer em relação a críticas?

Checagem

Em que ocasião o vídeo foi gravado?

As imagens foram retiradas do 26º Encontro do Foro de São Paulo, realizado em Brasília (DF), no dia 29 de junho de 2023. O evento contou com a participação de partidos políticos e organizações de esquerda, que discutiram questões sociais, políticas e econômicas envolvendo o Brasil. A fala que aparece na história de hoje começa em 1:14:00. Na oportunidade, Lula falava sobre a união da esquerda e como as críticas deveriam ser direcionadas (de acordo com o seu entendimento).

Para Lula, quando você tem um aliado ou um amigo que erra, a conversa deve ser no particular e, dependendo da situação, a pessoa deve ser imediatamente punida. Além disso, Lula pediu para que a esquerda não faça críticas públicas uns aos outros para não alimentar uma situação de espetáculo e para que não haja raxas entre eles. Segundo Lula, se algo te incomoda em relação a um companheiro ou amigo, isso deve ser resolvido de forma particular. Se isso não bastasse, um pedaço do vídeo foi cortado e editado.

Lula disse que não vai aceitar críticas?

Não foi isso que ele quis dizer. O pedaço do vídeo que diz que Lula não vai aceitar críticas foi recortado, editado e retirado de contexto. Como é possível ver no vídeo original, Lula diz que as pessoas não estão proibidas de criticá-lo e ainda ressaltou que as pessoas podem sim conversar com o PT sobre possíveis erros que ele venha a cometer.

Eu sou o presidente da República, mas nenhum de vocês, nem do PT, nem dos partidos brasileiros, nem dos partidos aliados da esquerda latino-americana, está proibido de fazer crítica a mim ou chamar atenção ao PT de erros que eu possa cometer.

Ao analisar o restante do vídeo original, não encontramos nenhuma passagem que fale sobre as pessoas estarem proibidas de criticar Lula.

O que Lula quis dizer em relação a críticas?

Como já mencionamos anteriormente, para Lula, questões de atrito com conhecidos ou amigos devem ser resolvidas de maneira individual e particular. Lula defende que a esquerda não pode transformar sua insatisfação em um espetáculo público, com acusações públicas e que podem ser resolvidas de uma forma emocionalmente inteligente. Lula não está falando sobre acusações de crimes ou coisas do tipo, mas sim de insatisfações ou percepções de que as coisas estariam sendo gerenciadas de maneira equivocada. Em resumo: Lula defende que as pessoas dialoguem como adultos maduros e emocionalmente equilibrados e não como pessoas descontroladas que agem por impulso e emoção.

Conclusão

Fake news ❌

Lula não proibiu pessoas que fazerem críticas contra ele. O vídeo que é usado como prova foi retirado de contexto, recortado e editado. As imagens foram retiradas do 26º Encontro do Foro de São Paulo, em Brasília (DF), no dia 29 de junho de 2023. Na oportunidade, Lula falava que a esquerda precisava agir de maneira madura e, ao constatar alguma insatisfação, deveria conversar particularmente para resolver suas questões. Lula defende que a esquerda não transforme suas questões em um espetáculo público e midiático, defendendo sempre o diálogo com equilíbrio emocional e não se deixando levar pelo calor do momento.

Por fim, a parte que supostamente mostra Lula proibindo as pessoas de criticarem ele foi editada. No vídeo original, é possível ver que Lula afirma que as pessoas não estão proibidas de criticá-lo e que elas estavam autorizadas a recorrer ao PT, caso ele cometa algum erro.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm