Boato – É uma bomba que corre nos bastidores. Lula descobriu a traição de Geraldo Alckmin, Michel Temer e Alexandre de Moraes do STF. Ele vai ser preso depois de ganhar as eleições.
Na semana final de campanha eleitoral, o que não tem faltado na internet é teoria da conspiração sem pé nem cabeça. A que vamos falar no momento envolve uma suposta descoberta de Lula e a campanha do PT.
Um texto que trata o ex-presidente como “Luladrão” aponta que corre nos bastidores que ele descobriu a traição de Geraldo Alckmin, Michel Temer e Alexandre de Moraes. A jogada, de acordo com a mensagem, seria a seguinte: o STF iria abrir um julgamento logo depois das eleições para prendê-lo e Alckmin assumir a Presidência no dia 1º de janeiro. Além disso, o PT teria descoberto que está de mãos atadas. Leia a mensagem que circula online:
Corre nos bastidores: Dizem que LULADRÃO descobriu a traição programada de Alkimin e Michel temer e STF… Plano orquestrado pelo Alexandre de Moraes, para a volta da burguesia e do PSDB ao poder… O plano descoberto é vencer a eleição com o molusco e aí começa a trama, No dia 01 de janeiro. O STF reabre o processo do molusco e depois de 30 dias, julgamento super rápido, lula volta a ser preso, assim Alkimin e Michel temer, os dois que um padrinho de nascimento e o outro padrinho de casamento. Alkimin assume a presidência no dia 01 de fevereiro.
Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos
Lula descobriu a traição, agora a cupula lá do PT está de mãos atadas, não podendo fazer nada pra salvar o molusco da cadeia ou proteger a vida dele. O que vai acontecer nessas duas semanas para a eleição? O que o molusco e seu partido vão fazer? Aguardamos os próximos capítulos! Eu já tinha cantado essa pedra, o picolé de Chuchu jamais chegaria nem no primeiro turno, a intenção é comer o molusco na brasa. Gente isso faz sentido… o Lula não cumprimentou o alkmin no debate…e nem estavam juntos ontem no Rio fazendo campanha. NOVELA DA VIDA REAL? Conspirações? Ou alucinações? Mas.. tudo é possível … aguardamos as próximas emoções
Lula descobriu traição programada de Alckmin, Temer e Alexandre de Moraes (STF)?
É claro que a mensagem não iria demorar a bombar na internet. Só que, assim como em outros casos, a história que aponta para essa denúncia de traição de Geraldo Alckmin é falsa. A tal trama carece de provas para se sustentar.
O texto já não parece gozar de muita credibilidade. As mensagens que circulam online têm características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português (a coisa é tão tosca que até o nome de Geraldo Alckmin está errado) e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem a informação.
Para além disso, o texto não passa de um amontoado de ilações escritas por quem não nutre simpatia por Lula e Alckmin (vide os apelidos empregados no texto) e não apresenta nenhuma prova de que é real.
Ao contrário, os indícios apontam que não há qualquer evidência de que Alckmin, Temer e o STF planejam algo. Vale apontar que há um “furo” na história. A partir do momento em que Lula for empossado, não poderá ser julgado pelo STF por acusações fora do exercício do mandato.
Como aponta essa matéria da Agência de Notícias Uniceub, o presidente não pode ser processado enquanto ocupa o cargo. Para tanto, precisaria de um caminho logo que envolveria, por exemplo, a PGR e o Congresso. Só isso já teria que fazer a “conspiração” ganhar alguns personagens (o que não parece ser o caso).
Só por desencargo, fomos buscar por qualquer informação em fonte confiável que apontasse para isso (afinal, viraria um escândalo e seria alardeada pelo próprio PT). Como era de se imaginar, nada encontramos além do texto que viralizou no zapzap.
Resumindo: a informação que aponta que Alckmin, Temer e Alexandre de Moraes estão tramando contra Lula e tudo foi descoberto é falsa. A mensagem não tem pé nem cabeça, carece de provas e foi escrita justamente por quem quer que Lula perca votos.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | http://bit.ly/2AHn9ke |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | https://bit.ly/3sexfTk |
– Lista no Telegram | https://bit.ly/2VSlZwK |
– Siga-nos no TikTok | https://bit.ly/3yPELWj |
– Siga-nos no Kwai | https://bit.ly/3cUbEso |