Lula define que CNH volta a ter validade de 4 anos e não mais de 10 anos #boato

Boato – O governo Lula definiu que a CNH volta a ter validade de 4 anos e não mais de 10 anos como havia definido o governo Bolsonaro.

Os primeiros dias do governo Lula estão repletos de informações erradas/falsas sobre medidas que estariam sendo tomadas. Já desmentimos fake sobre taxa do Pix, moeda única e até congelamento de contas bancárias. A bola da vez aponta para a Carteira Nacional de Habilitação, a “famosa CNH”.

De acordo com mensagens de bolsonaristas que estão circulando na internet, Lula resolveu acabar com uma medida tomada durante o governo Bolsonaro. A validade da CNH, de acordo com mensagens que circulam online, deixaria a ser de 10 anos e voltaria a ser de 4 anos. Leia um exemplo destas mensagens:

Confira também: Janja tirou foto com traficante? Saiba a verdade aqui!

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

CNH volta a ter validade de 4 anos e não mais 10 anos como Bolsonaroooo tinha feito… kkkkkkkkkkkkk….assim o DETRAN arrecada mais dinheiro de taxa de renovação e o processo como um todo . Faz o L.

Lula define que CNH volta a ter validade de 4 anos e não mais de 10 anos?

O que não faltou foi gente espalhando por aí o tal do “faz o L”. Só que antes de criticar, era preciso verificar um detalhe: a informação que aponta para a tal redução da validade da CNH é falsa. Não tem nada disso.

A mensagem não ajuda muito. Ela tem características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem a informação em questão. Além disso, (como apontamos no início do texto) o histórico recente de fake news já nos deixa mais desconfiados ainda.

Para fechar o nosso briefing, a fonte de onde surgiu a informação termina de entregar a farsa. Não há nada sobre redução de validade da CNH em fontes confiáveis. A história consta apenas em redes sociais de pessoas não-simpáticas a Lula.

Houve uma mudança significante na CNH nos últimos dias (e nem tem a ver com Lula). O que mudou foi a validade de se poder dirigir com a validade vencida. Por conta da pandemia, o prazo de 30 dias havia sido cancelado. Agora, esse prazo voltou a ser vigente. Ou seja: volta a ser necessário renovar a CNH em até 30 dias após a renovação.

Sobre os prazos de vencimento, a situação continua a mesma da aprovada em 2020. O prazo de validade para quem tem até 50 anos é de 10 anos, o prazo para quem tem de 50 a 69 anos é de 5 anos e para quem tem mais de 70 anos é de 3 anos. Não há qualquer indício que o governo queira mudar isso.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a CNH, no governo Lula, volta a ter validade de 4 anos (que aliás nunca teve). Os prazos continuam os mesmos e única mudança (que não tem relação com Lula) é o prazo de validade para renovação da carteira de motorista.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet