Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula defende Moro e diz que ex-juiz sempre lutou contra corrupção e colocou bandidos na cadeia #boato

Lula defende Moro e diz que ex-juiz sempre lutou contra corrupção e colocou bandidos na cadeia #boato

Lula defende Moro e diz que ex-juiz sempre lutou contra corrupção e colocou bandidos na cadeia, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o ex-ministro Sérgio Moro é um homem decente, que sempre lutou contra corrupção e colocou bandidos na cadeia.

Em meio mais novo embate da política brasileira (Moro x Bolsonaro), tem muita gente se posicionando a respeito do assunto. Por outro lado, tem muita fake news que fala do posicionamento de algumas pessoas. A mais nova mensagem trata do ex-presidente Lula.

De acordo com uma mensagem que circula online, Lula teria saído em defesa de Moro ao falar que o ex-juiz sempre lutou contra a corrupção e que colocou “vários bandidos na cadeia” (vale lembrar que foi Moro quem condenou Lula na 1ª Instância em processo relativo ao triplex do Guarujá). Leia a mensagem que circula online:

Lula defende o ex-ministro Moro. Lula acabou de sair em defesa de Moro “Homem correto, descente, sempre lutou contra a corrupção e colocou vários bandidos na cadeia” Luís Inácio Lula da Silva.

Lula defendeu Moro e disse que ex-juiz sempre lutou contra corrupção e colocou bandidos na cadeia?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A tal história, um tanto quanto irônica, circulou com muita força na internet. Mas será mesmo que Lula saiu em defesa de Moro e falou que ele colocou bandidos na cadeia? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Quando nos deparamos com a mensagem, achamos um tanto quanto estranha. Além de ela ter algumas características de boatos online como ser alarmista e ter erros de português, não há muita lógica em Lula falar algo do tipo (seria o mesmo de ele se chamar de bandido).

Pois bem. Para descobrir a veracidade da informação, só precisamos ir até as redes sociais de Lula. Além de não encontrar a tal mensagem que está circulando online, achamos um posicionamento do presidente em tom totalmente diferente do apresentado na mensagem. Leia:

Não pode haver inversão da história. O Bolsonaro é filho do Moro, e não o Moro cria do Bolsonaro. Nessa disputa toda, os dois são bandidos, mas é o Bolsonaro que é a cria e não o contrário. E os dois são filhos das mentiras inventadas pela Globo.

Só para terminar, resolvemos buscar de onde teria saído a tal história. Assim como em tantos outros boatos na internet, brotou em postagens em perfis de redes sociais que nada têm a ver com o ex-presidente Lula.

Resumindo: a história que aponta que o ex-presidente Lula defendeu o ex-ministro Sérgio Moro e falou que ele colocou muitos bandidos na cadeia é falsa. Não só Lula não disse tal frase como também não saiu em defesa do ex-ministro da Justiça.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Otkv5l