Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula criou panfleto sobre liberdade sexual e de gênero, sindicatos fortes, aborto e outros itens #boato

Lula criou panfleto sobre liberdade sexual e de gênero, sindicatos fortes, aborto e outros itens #boato

Lula criou panfleto sobre liberdade sexual e de gênero, sindicatos fortes, aborto e outros itens, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Lula e o PT estão distribuindo um panfleto com itens como liberdade sexual e de gênero, sindicatos fortes e atuantes, direito a liberdade do aborto e outros itens.

Durante toda campanha eleitoral, questões como religião, aborto e outros tópicos foram exaustivamente explorados em discursos e fake news. Há dois dias das eleições, um panfleto atribuído a Lula fez um “combo” de supostas promessas.

De acordo com o panfleto, Lula teria prometido “liberdade sexual e de gênero”, “direito a liberdade do abordo”, “liberação das drogas”, “fim de movimentos cristãos”, “descriminalização de pequenos delitos” e “regulação das mídias e redes sociais”. Leia a mensagem que circula online:

PT LULA Pela liberdade sexual e de gênero; Por sindicatos fortes e atuantes; Direito a liberdade do aborto; Liberação ordenada das drogas; Estado livre de movimentos cristãos; Desarmamento geral da população; Educação inclusiva LGBTQIA+; Descriminalização de pequenos delitos; Regulação das mídias e redes sociais; Para o Brasil voltar a ser feliz!!! LULA PRESIDENTE 13 ALCKMIN VICE

Lula criou panfleto sobre liberdade sexual e de gênero, sindicatos fortes, aborto e outros itens?

O panfleto está circulando com força total na internet como se fosse uma peça de campanha de Lula. Porém, o tal panfleto não é uma série de promessas de Lula caso seja eleito presidente.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Não é a primeira vez que uma “lista de promessas de Lula” circula falsamente na internet. No primeiro turno, o Boatos.org desmentiu uma fake news muito similar a essa.

Ao olhar o plano de governo de Lula registrado no TSE, podemos ver que os itens em questão não constam por lá. As palavras “aborto”, “movimentos cristãos”, “pequenos delitos”, por exemplo, não constam no programa de governo. É possível ver que alguns itens também estão sendo distorcidos e tratados de forma pejorativas.

Independentemente do conteúdo, tem algo mais importante: o panfleto em questão não é de Lula e da campanha do PT. É possível perceber alguns pontos que não batem. A imagem de Lula no panfleto é antiga, mais ou menos de 2002. A estrela do PT também é de uma versão antiga. Ou seja: o material gráfico destoa do distribuído pela campanha.

Não bastasse isso, o panfleto foi desmentido por membros do partido. Ao Metrópoles, o coordenador de campanha de Lula no Distrito Federal, Leandro Grass, desmentiu a existência do panfleto. O site também observou que o panfleto não tem nome de gráfica e dados da campanha e tiragem.

Resumindo: é falso que Lula e o PT distribuíram um panfleto com itens como liberdade sexual e de gênero, sindicatos fortes e atuantes e direito à liberdade do aborto. Trata-se de um material apócrifo que está viralizando na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso