Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula está com coronavírus (Covid-19) e exame foi confirmado pelo hospital Adventista #boato

Lula está com coronavírus (Covid-19) e exame foi confirmado pelo hospital Adventista #boato

Lula está com coronavírus (Covid-19) e exame foi confirmado pelo hospital Adventista, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acabou de ter o diagnóstico de Covid-19 (coronavírus) confirmado pelo Hospital Adventista.

Desde quando os primeiros casos de Covid-19 surgiram no Brasil, o que não faltaram na internet foram notícias falsas sobre pessoas que testaram positivo para o coronavírus. Lá em março, desmentimos a história falsa que apontava que Lula, Bolsonaro e Rodrigo Maia estariam com a doença.

Meses se passaram, Bolsonaro, de fato, contraiu a Covid-19 (e já se curou) e, novamente, uma história aponta que Lula está com a doença. Tudo surgiu por meio de um print de uma publicação de um site. “Lula está com Coronavírus confirmado pela hospital Adventista”, diz a mensagem que circula online.

Lula está com coronavírus (Covid-19) e exame foi confirmado pelo hospital Adventista?

Muita gente compartilhou a informação, junto com comentários irônicos em relação ao ex-presidente. Mas será mesmo que Lula está com a Covid-19? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

A mensagem por si só, já nos causa muitas desconfianças. Ela tem características de boatos online como ser vaga, alarmista e com erros de português (concordância no “pela hospital”). Para além disso, o site apontado como “fonte da informação” é uma página que não existe.

A partir daí, bastou fazer uma busca por detalhes da notícia (que seria manchete em tudo que é site). Mas nada encontramos a respeito do assunto. Ao contrário, achamos até um desmentido. O site de fact-checking Aos Fatos também desmentiu a informação. No artigo, o próprio Hospital Adventista negou que Lula tivesse feito testes para Covid-19 no local.

Resumindo: a história que aponta que Lula está com o coronavírus e que o Hospital Adventista confirmou a informação é falsa. Trata-se de uma nova versão de um boato que já desmentimos em março deste ano.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Faip9f
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK