Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Lula resolveu cobrar dívida do FIES que Bolsonaro havia perdoado

É falso que Lula resolveu cobrar dívida do FIES que Bolsonaro havia perdoado

Lula cobra dívida do FIES que Bolsonaro já havia perdoado, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O presidente Lula resolveu cobrar uma dívida do FIES que Bolsonaro já havia perdoado.

Análise

Um vídeo no qual o presidente Lula e o ministro da Educação Camilo Santana falam da assinatura de uma lei que permite o refinanciamento de dívida do Financiamento Estudantil, mais conhecido como FIES, está circulando na internet de forma pejorativa.

De acordo com mensagens que estão na legenda do vídeo, Lula teria resolvido começar a cobrar por dívidas que já haviam sido perdoadas pelo governo Bolsonaro. Leia o que diz o conteúdo que acompanha o vídeo:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Quem deve o FIES Vai ter que pagar. Bolsonaro tinha dado Perdão na dívida do FIES. Lula veta perdão do FIES dada pelo Bolsonaro. Lula quer 54 bilhões da dívida do FIÉIS. Você deve o FIES? Então pague. Lula quer que você pague o FIÉIS. Pague sua dívida Que o Lula vai Te ajudar. Perdão da dívida do FIES. A partir de segunda feira, vc já pode pagar a dívida que Bolsonaro tinha perdoado.

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) Qual é o contexto do vídeo em que Camilo Santana e Lula conversam? 2) É verdade que Lula resolveu cobrar a dívida do FIES que Bolsonaro havia “perdoado”? 3) Bolsonaro havia perdoado 100% da dívida do FIES de estudantes?

Qual é o contexto do vídeo em que Camilo Santana e Lula conversam?

O vídeo em questão foi gravado no dia 6 de novembro de 2023. Na ocasião, Lula assinou a Resolução Nº 55. A resolução dispões sobre detalhes relativos a uma lei aprovada em 2020 (durante do governo Bolsonaro).

No vídeo, Lula e Camilo Santana falam (de forma bem caricata, aliás) sobre os benefícios do programa de refinanciamento e sobre o abatimento da dívida em alguns casos. Ou seja: o vídeo é sobre algo que, em tese, é positivo para os estudantes.

É verdade que Lula resolveu cobrar a dívida do FIES que Bolsonaro havia “perdoado”?

Não. Na realidade, o anúncio de Lula e de Bolsonaro são bem semelhantes (sim, o governo está capitalizando com algo que já havia aprovado em outro governo). Ou seja: é falso que Lula esteja começando a cobrar por algo que havia sido perdoado.

Bolsonaro havia perdoado 100% da dívida do FIES de estudantes?

Na realidade, os “perdões” de Bolsonaro e Lula abrangem, principalmente, os juros das dívidas dos estudantes com o FIES. Em alguns casos específicos (que variam em relação à data da dívida e também situação do financeira do estudante), há também abatimento da dívida real (sem juros).

Em nenhum caso (nem no de Lula ou de Bolsonaro), há o perdão de 100% da dívida dos estudantes inadimplentes. A iniciativa para refinanciamento do FIES é positiva, mas é menos do que foi alardeado.

Conclusão

Fake news ❌

Não é verdade que Lula resolveu começar a cobrar por uma dívida já havia sido perdoada pelo governo Bolsonaro. O que está havendo é uma distorção de um anúncio feito pelo governo Lula há mais de um mês.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)