Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Lula tenha sido chamado de ladrão durante visita à fábrica da Jeep em Goiânia (ou Goiana)

É falso que Lula tenha sido chamado de ladrão durante visita à fábrica da Jeep em Goiânia (ou Goiana)

Lula é chamado de ladrão na fábrica de Jeep em Goiânia Goiana, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O presidente Lula foi vaiado e chamado de ladrão durante visita à fábrica da Jeep em Goiânia (ou Goiana) em 2024.

Análise

Em 2024, voltou a circular em redes sociais um suposto vídeo que seria do presidente Lula sendo hostilizado durante uma visita em uma fábrica de automóveis.

No vídeo, Lula desfila de carrinho nos corredores da empresa enquanto o som de fundo tem frases como “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão” e vaias.

Junto ao vídeo, está circulando mensagens que apontam que o episódio teria ocorrido em uma fábrica da Jeep na cidade de Goiânia. Também há mensagens que apontam que o caso ocorreu em Goiana. Leia textos que circulam online e assista ao vídeo:

Vídeo: é falso que médico favorável a Ivermectina ganhou prêmio de Melhor Cientista do mundo

Versão 1: Esse vídeo é verdadeiro? Recebi no ZAP! Se for verdadeiro, parabéns aos envolvidos! Kkk
“Lula na fábrica da Jeep de Goiânia” Versão 2: ISSO É UM ABSURDO O LADRAO NA FABRICA DE JEEP EM GOIANIA SENDO CHAMADO DE LADRAO

Versão 3: Lula na fábrica da Jeep de Goiana. Vamos espalhar isso, quem sabe se ele não se mata?…vergonha desse *presidente lula* Versão 4: Lula na fábrica da Jeep de Goiana, no mês passado! Vamos espalhar isso, quem sabe ele não fica mais um ano fora do Brasil!

Checagem

Essa história não é uma fake news inédita. Em 2023, o Boatos.org desmentiu a mesma história que falava de “vaias e xingamentos” na fábrica da Jeep. Dito isso, vamos listas as questões a serem respondidas na parte da checagem do conteúdo.

São elas: 1) É verdade que Lula foi vaiado na fábrica de Goiânia ou de Goiana da Jeep? 2) Onde o vídeo de Lula na fábrica da Jeep foi gravado? 3) O presidente foi hostilizado recentemente ou esteve no local em 2024?

É verdade que Lula foi vaiado na fábrica de Goiânia ou de Goiana da Jeep?

Não é. Conforme falamos, a publicação é uma fake news de 2023 que foi desmentida no Boatos.org. Na ocasião, apontamos que um vídeo de Lula visitando a fábrica da Jeep teve o áudio manipulado para que houvesse a impressão de que ele tivesse sido hostilizado no local.

Onde o vídeo de Lula na fábrica da Jeep foi gravado?

Apesar de muitas fake news estarem utilizando o nome de Goiânia (capital do estado de Goiás), o vídeo foi gravado na fábrica da Stellantis (empresa que produz, entre outros carros, o Jeep) em Goiana (Pernambuco).

Em 2023, a fake news circulava com o nome correto da cidade. Porém, o telefone sem fio da internet fez com que a palavra “Goiânia” surgisse na história.

O visita de Lula ao local ocorreu em junho de 2023 e foi divulgada nas redes sociais do presidente. Como é possível ver no vídeo abaixo, não há xingamentos e hostilidades.

O presidente foi hostilizado recentemente ou esteve no local em 2024?

Não e não. Não há qualquer registro de evento no qual Lula tenha sido hostilizado. Também não há nenhum registro de visita recente à fábrica em Goiana. Ou seja: ele nem teria a possibilidade de ser hostilizado no local em 2024.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Lula tenha sido vaiado e chamado de ladrão da fábrica da Jeep. Além de a visita não ter ocorrido em “Goiânia”, já no ano passado apontamos que o áudio contido no conteúdo é manipulado.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).