Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula não reduziu a idade da aposentadoria no Brasil para 55 anos

Lula não reduziu a idade da aposentadoria no Brasil para 55 anos

Lula baixou idade da aposentadoria para 55 anos no Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Governo Lula baixou a idade para a aposentadoria no Brasil. Agora pessoas poderão se aposentar com 55 anos

Análise

A aposentadoria é um dos momentos mais esperados da vida do trabalhador brasileiro. A aposentadoria é um afastamento remunerado após o trabalhador cumprir os requisitos estabelecidos pela Previdência.

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, os trabalhadores brasileiros têm um bom motivo para comemorar. Segundo publicações, Lula iria reduzir a aposentadoria para 55 anos no Brasil. Ainda segundo as publicações, as primeiras beneficiadas seriam mães de baixa renda. De acordo com a história, Lula teria afirmado que pessoas com 55 anos já precisam da aposentadoria, sendo a idade ideal. Confira:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Versão 1: “Lula vai reduzi a idade pra aposentadoria. 55 anos. Quem são os trabalhadores que vão agora se aposenta com 55 anos de idade”. Versão 2: “Lula divulga idade mínima para aposentadoria especial em 2023. Aposentadoria 55 anos. Quais requisitos para aposentadoria especial quem tem direitos”.

A história viralizou rapidamente nas redes sociais, em especial, no Tik Tok e deixou muitos trabalhadores animados. Apesar disso, a história apresenta caráter vago, extremamente alarmista e a ausência de notícias sobre o assunto. Todas essas são características de fake news na internet.

A partir daí, investigamos um pouco mais essa história e vamos te explicar os motivos para não acreditar nela: 1) Lula vai baixar idade mínima da aposentadoria para 55 anos no Brasil? 2) Alguém pode se aposentar com 55 anos no Brasil? 3) Há alguma chance de Lula mudar as regras da aposentadoria no Brasil?

Checagem

Lula vai baixar idade mínima da aposentadoria para 55 anos no Brasil?

Não. As regras atuais para a aposentadoria dos brasileiros foram definidas pela Reforma da Previdência, aprovada em novembro de 2019. De acordo com as regras atuais, mulheres precisam ter 62 anos da idade e 15 anos de contribuição para poderem se aposentar. Já os homens precisam ter 65 anos de idade e 20 anos de contribuição. Há diferenças para as classes especiais, como os servidores públicos e prestadores de serviços insalubres e perigosos.

Alguém pode se aposentar com 55 anos no Brasil?

Sim. De acordo com as novas regras da Previdência, policiais (tanto homens quanto mulheres) podem se aposentar a partir dos 55 anos, desde que tenham 30 anos de contribuição e 25 anos de efetivo exercício da função. Trabalhadoras rurais, com 15 anos de contribuição, e mulheres com deficiência, com 15 anos de contribuição como pessoas com deficiência, também podem se aposentar a partir dos 55 anos.

Há alguma chance de Lula mudar as regras da aposentadoria no Brasil?

Não existe nenhuma conversa sobre esse assunto no momento. Na época em que a Reforma da Previdência foi proposta, a base de apoio de Lula criticou a medida e as mudanças. Porém, o governo não planeja nada por enquanto.

Conclusão

Fake news ❌

Lula não vai baixar a idade mínima para a aposentadoria no Brasil. As regras atuais da Previdência foram definidas em 2019 e estipulam que trabalhadores gerais se aposentam a partir dos 62 anos de idade e 15 anos de contribuição, no caso das mulheres, e 65 anos de idade e 20 anos de contribuição, no caso dos homens. Porém, há exceções. Policiais, trabalhadoras rurais e mulheres com deficiência podem se aposentar a partir dos 55 anos. Em 2019, quando a Reforma de Previdência foi aprovada, a base de apoio de Lula criticou a medida e as mudanças. Porém, nem Lula e nem seu governo estão cogitando mudar as regras da aposentadoria.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).