Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula agradece Marcola do PCC em discurso após sair da prisão #boato

Lula agradece Marcola do PCC em discurso após sair da prisão #boato

Lula agradece Marcola do PCC em discurso após sair da prisão, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em vídeo, o ex-presidente Lula agradeceu Marcola, chefe da facção criminosa PCC, durante discurso após sair da prisão. Isso não pode passar em branco!

Os desdobramentos após a decisão do STF sobre o fim da prisão em segunda instância e a consequente soltura do ex-presidente Lula ainda estão repercutindo na internet e, é claro, gerado várias notícias falsas.

Recentemente, um vídeo começou a circular nas redes sociais em que, supostamente, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradecendo Marcola, chefe da facção criminosa PCC, em discurso após sair da prisão.

A publicação, que está sendo compartilhada principalmente no Facebook, tem gerado burburinho entre os internautas, especialmente os mais aborrecidos com a soltura de Lula. Veja o texto original da postagem e o vídeo com o suposto discurso do ex-presidente agradecendo Marcola:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Nunca tive dúvidas do envolvimento do PCC com os Petralhas…..Hoje dia 9/11/19, vejam o LULA agradecendo ao companheiro MARCOLA chefe do PCC. O STF nos dá um tapa na cara, solta o maior corrupto que ainda faz um agradecimento ao maior traficante?? Isso NÃO pode passar em branco. Façam chegar ao Presidente.

Lula agradece Marcola do PCC em discurso após sair da prisão?

Obviamente, o vídeo viralizou e deixou muitos internautas revoltados com o possível envolvimento do ex-presidente com a facção criminosa. Mas será mesmo que Lula agradeceu Marcola em discurso após sair da prisão? A resposta é não! E nós te explicamos o porquê a partir de fatos.

O primeiro deles é que a mensagem da publicação que está rodando online segue a linha standard de mensagens que aparecem em boatos: é vaga (não dá mais detalhes de onde e quando foi gravado o tal vídeo), alarmista (tem o intuito de atrair a atenção e gerar burburinho), possui erros de português e, ainda, não cita fontes confiáveis.

Em segundo lugar, desde a soltura do ex-presidente Lula, surgiram vários outros vídeos que foram distorcidos para gerar fake news na internet. Aqui no Boatos.org, nós já desmentimos alguns deles, como o caso do vídeo falso de Dias Toffoli comemorando a soltura de Lula e decisão do STF, do vídeo que supostamente mostrou Lula sendo atingido por chuva de ovos após sair da prisão em Curitiba e, ainda, das cenas dos presos comemorando a decisão do STF e soltura do ex-presidente.

Em todos esses casos, as imagens foram usadas fora do contexto para gerar boatos online. Além isso, ao buscarmos pelo vídeo, descobrimos que ele é real, mas o Marcola citado por Lula na ocasião não é o chefe do PCC. O site Estado de Minas publicou a íntegra do discurso do ex-presidente. Confira o trecho em que ele fala do tal Marcola:

“Quero cumprimentar o companheiro Marcola, que me subsidiava de material, de informações, e com quem eu também poderia dar um esporro de vez em quando”.

Analisando essa parte do discurso, seria estranho pensar que o Marcola mencionado seria o do PCC por dois motivos: o primeiro é que a função de “subsidiar de material e de informações” não se encaixa muito no perfil do Marcola do PCC (Marcos Camacho), e o segundo é que o Marcola do PCC está preso no DF e não poderia estar presente no local, já que Lula chama “o Marcola” até o palco ao cumprimentá-lo.

E, por fim, ao buscarmos pelo “Marcola do Lula”, descobrimos que é Marco Aurélio Santana Ribeiro, assessor do Instituto Lula, que assumiu o papel de “carteiro” ao entregar materiais para ler ou assistir ao ex-presidente durante a prisão. Daí, a fala de agradecimento de Lula no discurso sobre “subsidiar de material e de informações”.

Resumindo: O vídeo em que Lula aparece agradecendo o Marcola em discurso após sair da prisão não é o Marcola do PCC, mas sim, o seu assessor Marco Aurélio, o Marcola do Instituto Lula.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/33KpUO3